Servidores da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), policiais civis e militares, bombeiros militares, defensores públicos, guardas municipais e agentes penitenciários e socioeducativos iniciaram nesta segunda-feira, 02 de maio de 2011, o terceiro ciclo do curso de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social de Direitos Humanos, promovido pela Seds, por meio do Núcleo de Ensino Integrado (NEI).
Realizado com apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), o curso tem como objetivo possibilitar a formação em Direitos Humanos dos profissionais da área de Defesa Social de Belo Horizonte, Ibirité, Santa Luzia, Contagem, Betim e Ribeirão das Neves. Serão formadas, no total, 22 turmas de 40 alunos e duas turmas de 45 alunos. A carga horária será de quatro mil horas com intercâmbio de ideias, experiências e debates.
Humanização
Durante a abertura oficial das aulas, o gestor da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social, José Francisco da Silva, destacou que o terceiro ciclo do curso tem como diferencial o destaque à humanização das relações entre os representantes da segurança pública e a comunidade. “Os discentes têm oportunidade de discutir com professores e autoridades do Sistema de Defesa Social temas que fazem parte do seu dia-a-dia, de trocar experiências com os colegas e também de colocar o seu ponto de vista sobre importantes aspectos do trabalho,” disse.
O diretor da Academia de Polícia Civil, Davi Rezende Pereira, que já lecionou disciplinas relacionadas aos direitos humanos, ressaltou que não há dúvida de que os profissionais que atuam na defesa social são executores dos direitos humanos. “Todos os órgãos do Sistema de Defesa Social formam uma rede voltada para garantir segurança e tranquilidade à população, por isso, a capacitação e a atualização focadas na ação integrada é tão importante”, comentou.
Presença
O tenente-coronel BM, Rinaldo Gonçalves Pinheiro, o tenente da Polícia Militar, Charles Chrisstian da Silva, o chefe da Divisão Psicopedagógica da Polícia Civil, delegado Alcides Costa e o coordenador pedagógico, professor Júlio Alejandro, além de outros servidores da Seds, também participaram da solenidade de abertura do terceiro ciclo do curso de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social de Direitos Humanos.