Além de receber orientações e materiais didáticos sobre o trabalho da Supod, a comitiva esteve no Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread), na organização de sociedade civil de interesse público (OSCIP) Terra da Sobriedade e na sede do Centro de Recuperação a Dependência Química (Credeq), todos localizados em Belo Horizonte. “Queremos nos espelhar no Estado que é referência nacional em experiências bem sucedidas,” disse a presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes do Rio Grande do Norte, delegada Renata Cunha.

Adolescência

A secretária Executiva do Gabinete de Gestão Integrada Estadual no Rio Grande do Norte, delegada Andrea Matos Teixeira, disse que considerou a visita foi muito rica, destacando o cuidado peculiar à fase da adolescência como um dos pontos que mais chamou sua atenção. “Compreendemos muito da dinâmica que se aplica no Estado. O enfoque e o cuidado que Minas Gerais tem com a prevenção, o tratamento e a reinserção social do usuário e do jovem vítima das drogas são de grande potencialidade”, declarou.

A consultora da Unesco e articuladora do Pronasci na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, Tereza Dantas, acrescentou que a intenção é aplicar o modelo mineiro de atendimento e políticas de prevenção, após o levantamento de informações, à realidade que vivem os municípios do Rio Grande do Norte.

Capacitação

O subsecretário Cloves Benevides atribuiu o saldo positivo que o Estado vem alcançando na área a diversos fatores, como a organização sistêmica, a pactuação de ações e resultados de todo o Sistema de Defesa Social e, sobretudo, à atuação de profissionais capacitados no setor.

Ele lembrou que recentemente (no dia 27 de maio) um grupo de 295 gestores das áreas da Saúde, Educação, Defesa Social e entidades sociais de atendimento aos usuários de drogas de diferentes regiões de Minas Gerais recebeu certificados de conclusão do Curso de Especialização Latu Senso em Dependência Química.

Visitas

A Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais é referência nacional e internacional quanto às experiências exitosas nos Sistemas Prisionais, Integração entre as Polícias, Prevenção à Criminalidade, Socioeducativo e Políticas sobre Drogas. No mês de abril, a Seds recebeu a comitiva uruguaia no Centro Socioeducativo de Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Em maio, autoridades moçambicanas vieram conhecer os Centros de Prevenção à Criminalidade e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Santa Luzia, também na RMBH. Outros estados como Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina também já vieram a Minas conhecer os projetos de implantação do Complexo Penitenciário PPP, em Ribeirão das Neves e a metodologia de Integração da Gestão de Segurança Pública (Igesp).

 

Crédito fotos: Divulgação Seds

Enviar para impressão