O evento no Triângulo Mineiro faz parte de uma série de encontros regionalizados do Espaço sob Medida que estão sendo realizados em 2011, seguindo a proposta de discutir a função da segurança com os profissionais que lidam no dia a dia com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. “A intenção é formalizar o papel do agente socioeducativo, identificar os avanços já concretizados e pensar em formas de avançar ainda mais”, explica a diretora de Orientação Socioeducativa, Mariana Vidigal.
Integração
Segundo Mariana, o desafio está em unir a questão da segurança com o objetivo do trabalho socioeducativo, que é o de responsabilizar o adolescente pelos seus atos infracionais ao mesmo tempo em que possibilita que ele encontre novas escolhas que não envolvam a criminalidade. “Precisamos trabalhar a integração da equipe de segurança com a equipe técnica das unidades, para que os profissionais entendam que a responsabilidade sobre os adolescentes é de toda a unidade. As equipes devem compreender que cabe a elas não apenas acompanhar o cumprimento da medida socioeducativa, garantindo a integridade física e moral do adolescente, mas que cabe também orientar o adolescente para que ele encontre sentido em atividades que não envolvam a criminalidade”, ressalta a diretora.
Além da integração entre equipes e alinhamento aos objetivos da medida socioeducativa, o Espaço sob Medida visa também preparar os agentes socioeducativos para pensar no atendimento individualizado ao adolescente, definindo estratégias de atuação em cada caso separadamente. No encontro, os profissionais também têm a oportunidade de reciclar conhecimentos sobre formas de mediar conflitos e orientar a própria convivência entre os adolescentes nos centros de internação.
Encontro
Durante o encontro em Uberaba, foram apresentados três textos seguidos de discussão. Entre as temáticas abordadas estiveram: “A importância da integração entre equipes técnicas e de segurança”; “A função do agente socioeducativo na relação com o adolescente”; e “Seguro: dilemas e contradições”.
Pela Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas estiveram presentes no Espaço sob Medida do Triângulo Mineiro: a diretora de Orientação Socioeducativa, Mariana Vidigal; o gerente da Diretoria de Segurança Socioeducativa, Leandro Almeida; e a diretora de Saúde e Articulação da Rede Social, Lisley Braun. Participaram ainda do evento o corpo diretivo das unidades de Uberaba, Uberlândia e Patrocínio, incluindo diretores gerais, de segurança e de atendimento, além de técnicos, agentes e demais funcionários.