Os integrantes do grupo de teatro da Penitenciária José Maria Alkimin, localizada em Ribeirão das Neves, apresentaram nesta segunda-feira (21.11) uma de suas peças para os funcionários da indústria alimentícia Seven Boys.
O espetáculo que trata do uso e as consequências das drogas é acompanhado de depoimentos da vida dos detentos, e foi encenado como parte das atividades da Semana Interna de Prevenção ao Acidente do Trabalho (SIPAT 2011).
O convite para a participação na SIPAT partiu do técnico de segurança do trabalho da empresa, Leonardo Alves de Sousa, depois de ter assistido a uma apresentação dos detentos em uma empresa de eletrodomésticos em julho deste ano. “Sai de lá emocionado e com a certeza de que as mensagens dos atores e detentos deveriam ser levadas para o maior número possível de pessoas” conta Leonardo. Para o técnico de segurança, as situações e depoimentos apresentados enriquecem a programação da Semana do Trabalho, com temas relacionados à saúde e bem estar dos funcionários, além de ser um estímulo para a superação de adversidades.
Desde a criação do Grupo de Teatro Vida Nova, há cerca de dois anos, aproximadamente dezoito mil pessoas já assistiram suas montagens, que têm entre outros temas drogas, ressocialização, bullying, esquizofrenia, política e direitos humanos. Umas das últimas apresentações foi no Festival BH pela Paz, realizado em outubro na Praça da Estação, para um público de mais de cinco mil pessoas.
Amadurecimento