dsc03515.jpg

Os integrantes do grupo de teatro da Penitenciária José Maria Alkimin, localizada em Ribeirão das Neves, apresentaram nesta segunda-feira (21.11) uma de suas peças para os funcionários da indústria alimentícia Seven Boys.

O espetáculo que trata do uso e as consequências das drogas é acompanhado de depoimentos da vida dos detentos, e foi encenado como parte das atividades da Semana Interna de Prevenção ao Acidente do Trabalho (SIPAT 2011).

O convite para a participação na SIPAT partiu do técnico de segurança do trabalho da empresa, Leonardo Alves de Sousa, depois de ter assistido a uma apresentação dos detentos em uma empresa de eletrodomésticos em julho deste ano. “Sai de lá emocionado e com a certeza de que as mensagens dos atores e detentos deveriam ser levadas para o maior número possível de pessoas” conta Leonardo. Para o técnico de segurança, as situações e depoimentos apresentados enriquecem a programação da Semana do Trabalho, com temas relacionados à saúde e bem estar dos funcionários, além de ser um estímulo para a superação de adversidades.

Desde a criação do Grupo de Teatro Vida Nova, há cerca de dois anos, aproximadamente dezoito mil pessoas já assistiram suas montagens, que têm entre outros temas drogas, ressocialização, bullying, esquizofrenia, política e direitos humanos. Umas das últimas apresentações foi no Festival BH pela Paz, realizado em outubro na Praça da Estação, para um público de mais de cinco mil pessoas.

dsc03527.jpg

 

Amadurecimento

“Neste pouco tempo de existência do Grupo Vida Nova é possível observar um amadurecimento dos participantes, apesar das mudanças de integrantes do grupo, em função das alterações de regime no cumprimento de penas”, destaca o coordenador do núcleo de avaliação e acompanhamento, Fábio Alves Moreira, que também é responsável pela direção do grupo.

 

Enviar para impressão