Detentos da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, no Vale do Rio Doce, participam, até o dia 17 de dezembro, de um Curso de Artesanato em Tecidos. Oferecido a doze presos que trabalham na Oficina de Costura da unidade, o curso é ministrado pela coordenadora da oficina, Maria Lúcia Saldanha Passos, e teve início no dia 21 de novembro.
Segundo Maria Lúcia, os presos estão confeccionando peças compostas por tecidos e materiais variados, e caixas de papelão produzidas com materiais reciclados selecionados pelos próprios presos. As técnicas usadas são a Forração Francesa, a Cartonagem com Tecido, o Patchwork e os Fuxicos.
De acordo com a equipe da unidade prisional, a atividade contribui para a promoção da ressocialização dos presos, além de trazer benefícios como o estímulo à concentração, o desenvolvimento da paciência, memória, raciocínio e coordenação motora. “Os presos estão gostando muito do curso. Através do artesanato eles aprendem uma nova profissão e ocupam o tempo ocioso. Todos estão bastante interessados e gostando de conhecer uma atividade diferente”, destaca a coordenadora Maria Lúcia.
Crédito foto: arquivo Seds