O livro é o quarto volume da sistematização metodológica do programa e foi lançado na abertura do VI Seminário do Programa Mediação de Conflitos. “O lançamento de mais um livro da sistematização da metodologia do Mediação de Conflitos representa a consolidação de uma política pública pautada na cidadania e no acesso aos direitos”, disse o coordenador de Prevenção à Criminalidade da Seds, Talles Andrade Souza.

O primeiro exemplar do livro foi entregue à presidente do Centro Comunitário do Taquaril, Edneia Aparecida de Souza. “Quando recebemos o programa em nossa comunidade foi uma alegria muito grande. Ele resgatou uma coisa que a gente já estava perdendo, que é a confiança na Justiça, de que ela é para todos. O programa trouxe outra forma de ver, sentir e receber o Direito, colocou a Justiça mais próxima da comunidade”, declarou.

 

livro_mediacao.jpg
Participação comunitária

 

O coordenador de Prevenção à Criminalidade da Seds reforçou a importância da participação da sociedade civil nas políticas de segurança pública e, em especial, nas de prevenção criminal. “Historicamente discutia-se segurança pública como uma exclusividade das instituições policiais. Hoje é consenso que é necessário ampliar a leitura para entender o fenômeno da criminalidade e, para isso, é importante inserir novos atores”, afirmou.

A chefe de gabinete da Seds, Camila Oliveira, lembrou que a política desenvolvida por Minas Gerais é exitosa e reconhecida em todo o país. “O Estado chamou a sociedade para participar e desenvolvemos uma política de sucesso, conhecida em âmbito nacional e, em alguns casos, até internacional”, disse.

As políticas de prevenção à criminalidade da Seds são desenvolvidas nos Centros de Prevenção à Criminalidade (CPC´s), localizados em comunidades com altos índices de criminalidade violenta. Atualmente há 38 CPCs onde são desenvolvidos, além do Mediação de Conflitos, os programas Fica Vivo, Ceapa (Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas) e Presp (Programa de Reintegração Social dos Egressos do Sistema Prisional).

 

Crédito fotos: Divulgação Seds

Enviar para impressão