Além disso, ações voltadas para as famílias dos jovens, tais como visitas domiciliares, atendimento por equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais e encontros entre o adolescente e seus familiares, também serão implementadas pelo Estado.

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (07.03), durante a 1ª Plenária da Gestão do Sistema Socioeducativo (GEDUC), realizada pela Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). A GEDUC é uma metodologia de gerenciamento e trabalho baseada na Gestão por Resultados criada pela Suase em 2008.

O encontro, que aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, teve como objetivo também avaliar as atividades desenvolvidas pelas unidades socioeducativas em 2011 e definir as diretrizes para o trabalho em 2012.

De acordo com a Subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Silva Nicácio, as oficinas de saúde e o trabalho junto às famílias dos adolescentes são alguns dos novos indicadores que serão monitorados pela Suase este ano. “O que se pretende é reforçar a política de corresponsabilidade da família no cumprimento da medida socioeducativa pelo jovem, tendo em vista que o resgate e a afirmação dos laços familiares são fundamentais para a efetividade dessa medida”, destacou.

 geduc_07_marco_mesa.jpg
Profissionalização

Assim como as metas de trabalho para 2012, também foi apresentado durante o Geduc o balanço das ações realizadas pelas unidades socioeducativas em 2011. Dentre as atividades, os cursos de profissionalização, que são direcionados aos jovens acima de 16 anos que cumprem medida de internação e de semiliberdade, tiveram destaque. O número de adolescentes inseridos nas capacitações em 2011 foi de 54,17%, um aumento de 34% em relação ao ano anterior.  Aprendizagem Industrial, alvenaria e acabamento, pinturas especiais em paredes e móveis de madeira, padeiro, culinária, informática foram algumas das modalidades oferecidas pela Suase. 

“Esse aumento pode ser atribuído às parcerias consolidadas pela Suase com o Serviço Nacional do Comércio (Senac) e o  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pela inciativa das unidades socioeducativas em articular outros parceiros. Para os adolescentes é uma qualificação importante para a futura inserção no mercado de trabalho”, disse a diretora de Formação Educacional e Profissional da Suase, Erika Vinhal.

No campo da formação de ensino regular, a Suase fechou o ano de 2011 com 99,4% dos adolescentes das unidades de internação e semiliberdade matriculados.


Gestão do Sistema Socioeducativo

As plenárias do Geduc acontecem três vezes por ano e têm como objetivo o planejamento das ações e metas focadas na melhoria do atendimento ao adolescente autor de ato infracional. Entre os indicadores estabelecidos estão o acompanhamento de escolarização, participação em oficinas e realização de atividades externas pelos jovens.

Enviar para impressão