Um dos maiores ladrões de banco do país foi apresentado na manhã dessa sexta-feira (30/3), na sede da Divisão de Operações Especiais (Deoesp) da Polícia Civil de Minas. Rubens Ramalho de Araújo, o Rubão, 44 anos, possuía 19 mandados de prisão em aberto por assalto, sendo três expedidos pela Justiça de Minas, e era procurado em 10 estados.
De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Márcio Nabak, Rubão foi preso na noite de quarta-feira (28/3), próximo a cidade de Palmas, em Tocantins. Ele estava sendo investigado há cerca de um ano.
Rubão liderava uma quadrilhava especializada em assaltar carros-fortes e agências bancárias. Em uma das ações, em Ipatinga, um vigilante foi assassinado. A ousadia dos criminosos levou a polícia a chamar as ações da quadrilha de Novo Cangaço. Para cometer os assaltos, o grupo sitiava as cidades, rendiam os policiais dos municípios, faziam os clientes reféns e, após esvaziar os cofres, fugiam, liberando as vítimas aos poucos.
O suspeito foi transferido para Belo Horizonte na quinta-feira (29/3), e conduzido para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. As investigações continuam para identificar outros membros da quadrilha e o destino do dinheiro roubado.
Fonte: Assessoria de Comunicação – PCMG