O evento, aberto à comunidade local, teve como objetivo proporcionar aos participantes reflexões sobre saúde, cidadania, relacionamento humano, comunicação interpessoal e outros temas.  Além das palestras, houve oficinas para discussão de assuntos específicos relacionados à paz. As atividades foram viabilizadas pela contribuição de professores das Faculdades de Educação, Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A proposta dos organizadores é, a partir dos debates, buscar novos caminhos para uma sociedade mais tranquila.   

img_0732.jpgO coordenador da Cepec, Talles Andrade de Souza, explicou que é possível potencializar cada vez mais as políticas de prevenção, principalmente com as parcerias entre o governo estadual, prefeituras e entidades não governamentais. “O seminário é uma oportunidade de integração de olhares, e mostra a determinação de todos os envolvidos em enfrentar a violência com ações de prevenção e paz”, concluiu.

Nas atividades do I Seminário de Cultura da Paz havia representantes de moradores, funcionários das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social do município, professores de escolas públicas e privadas, além de servidores da Justiça e Segurança Pública. “Estaremos sempre presente em todos os eventos e iniciativas que promovam a prevenção à criminalidade”, disse a comandante da 3ª Região de Polícia Militar, coronel Cláudia Romualdo.

Cultura de Paz

O Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) de Vespasiano foi inaugurado em novembro de 2005 e conta com os programas de Mediação de Conflitos e Fica Vivo!. O CPC atende aos bairros Morro Alto, Novo Horizonte e Nova Pampulha. Desde a inauguração desenvolve ações voltadas para parcerias com moradores, poder público municipal, lideranças comunitárias e diversas instituições.  

img_0736.jpg

Enviar para impressão