O Grupamento de Ações Táticas Especiais é uma unidade especial da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) que atua em situações específicas tais como: desativação de artefatos explosivos, vistoria antibombas em estádios de futebol e locais de grandes eventos, na localização e prisão de infratores em locais de difícil acesso, resgate de reféns, prisão de infratores armados que se encontrem entrincheirados, retomada de presídios em situação de rebelião, resgate de guarnições policiais que estejam em confrontos com infratores fortemente armados e salvamento de cidadãos que estão a portar armas e se encontram em tentativa de autoextermínio.
Para o secretário Rômulo Ferraz o GATE é um pelotão de elite do Estado que mantém, ao longo deste um quarto de século, uma tradição de intervenções com resultados altamente positivos. “Desde que ingressei na carreira de Promotor de Justiça, há 23 anos, acompanho o trabalho desta equipe. Por isso, é um honra receber esta homenagem”, disse.
O Chefe da Polícia Civil, delegado geral Cylton Brandão da Mata, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Silvio Antônio de Oliveira Melo também foram agraciados com a miniatura da viatura do Grupamento de Ações Táticas Especiais.