Um dos projetos premiados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) no Prêmio Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social, que reconhece as boas práticas do sistema no Estado, tem se destacado no município de Unaí, no Norte de Minas. A iniciativa, da Polícia Militar, é o Projeto Adolescente Cidadão (Proac), realizado desde 2007.

O projeto se baseia na aproximação entre a polícia e os adolescentes em situação de risco social, por meio da promoção de atividades no próprio quartel da Polícia Militar. A proposta é inserir socialmente os jovens em conflito com a lei e suas respectivas famílias a partir da autoestima e de valores sociais e culturais.

Segundo o coordenador do projeto, sargento Isaías Freitas, a parceria entre a Polícia Militar e os moradores de Unaí é muito importante para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades. “A premiação que recebemos da Seds pelo Projeto Adolescente Cidadão tem nos ajudado muito. A máquina fotográfica, o notebook, o pendrive, o datashow e a filmadora estão sendo úteis para garantirmos a continuidade do trabalho e para a ampliação do número de jovens atendidos”. O sargento destacou ainda que o reconhecimento da iniciativa pelo Governo do Estado foi fundamental para a consolidação do apoio da comunidade.

De acordo com o diretor de Avaliação do Sistema de Defesa Social, Edmilson Antonio Pereira Júnior, o propósito almejado com a premiação é identificar, disseminar e reconhecer as boas práticas desenvolvidas pelos profissionais do sistema de Defesa Social. “É muito satisfatório verificar que um projeto premiado consolidou seu êxito e já faz parte do cotidiano da população local”, ressalta o diretor.

O Prêmio Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social procura valorizar os profissionais envolvidos no projeto, difundir a importância da iniciativa e contribuir para que a comunidade local se envolva em um trabalho coletivo. Os projetos que vão participar da seleção do prêmio em 2012 devem ser entregues até o próximo dia 25 de julho. Mais informações: das@defesasocial.mg.gov.br

Projeto Adolescente Cidadão

O Projeto Adolescente Cidadão atualmente trabalha com 40 jovens, entre 14 e 17 anos. Os adolescentes se reúnem nas instalações do 28º Batalhão de Polícia Militar, onde parte das atividades é desenvolvida, e também em clubes de lazer, faculdades, escolas técnicas, entidades sociais e grupos de trabalhos. “Em nossas atividades sempre reforçamos o desestímulo da visão de que os criminosos são heróis e revertemos o sentimento de repulsa ao aparato policial”, explica o sargento Isaías Freitas.

O coordenador afirma perceber o entusiasmo dos jovens em cada atividade desenvolvida e conta que foi procurado pela mãe de um deles, que falou sobre a mudança de comportamento do filho. “Ela relatou que agora, quando o filho chega da escola, não fica mais na rua e nem joga suas roupas em qualquer canto da casa. Além de obedecê-la, ele ajuda a cuidar dos irmãos e a cuidar da casa. Ficamos muito satisfeitos”, comemora.

O projeto já atendeu aproximadamente 160 adolescentes em situação de risco. “Os alunos chegam ao Proac bastante arredios, com autoestima baixa, ávidos por algo que os faça se sentirem úteis no meio social e na expectativa de encontrar algum motivo que os incentive a buscar um futuro melhor”, conta o sargento Isaías Freitas. A continuidade do Proac é garantida pela comunidade. Empresários, instituições financeiras e grupos de serviços ajudam financeiramente e com trabalho voluntário, e a prefeitura contribui com parte do material esportivo.

 
Enviar para impressão