No início do encontro, a expectativa da equipe visitante era alta. “Minas Gerais é um estado emblemático para nós, um exemplo a ser seguido. Vamos conhecer as perspectivas do trabalho em rede que é realizado aqui para fazer parâmetros com a nossa situação e levar o modelo para nossas cidades”, ressaltou o juiz da Vara Regional da Infância e Juventude, Paulo Roberto de Sousa Brandão.
A subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Silva Nicácio, acredita que essa possibilidade de troca de experiências com outros estados é muito importante e destaca iniciativas da Suase. “Especialmente em relação à medida socioeducativa de meio aberto, que é o maior interesse da comitiva de Pernambuco, teremos avanços significativos nos próximos meses. Um financiamento junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), por exemplo, permitirá a realização de um grande diagnóstico do meio aberto em todo o Estado, além de capacitações para as equipes executoras da medida em cada município”.
Programação

Durante a manhã, a equipe pernambucana participou de uma breve apresentação sobre as atividades desenvolvidas pela Suase, realizada pela subsecretária Camila Nicácio, pela superintendente de Gestão das Medidas de Meio Aberto e Semiliberdade, Érika Vinhal, pela Diretora de Apoio e Fomento às Medidas em Meio Aberto, Marina Coares, e pelo assessor de gabinete, Bernardino Cunha.
Na parte da tarde, a comitiva conhecerá o trabalho de patrulhamento escolar realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens. Em seguida, os representantes visitarão o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.