Desenvolvido desde 2006 pelo agente socioeducativo Eurípedes Maximiano, o Tamborlescente tem como objetivo oferecer uma oportunidade de trabalho e renda aos adolescentes que terminarem de cumprir a medida socioeducativa. O programa oferece oficinas de percussão e construção a 28 menores infratores cerca de três vezes por semana. “Nas aulas, eles podem aprender a tocar os instrumentos musicais e também a construí-los a partir de materiais reciclados”, explica Eurípedes.
Um dos adolescentes que participam do projeto afirma que as oficinas o ajudaram na disciplina e respeito ao próximo. “É o que a gente chama de educação pela música”, completa. Ele espera que um dia ainda possa ensinar para outros jovens o que aprendeu no Tamborlescente: “Eu quero levar isso para o meu futuro porque é uma boa opção para eu não voltar ao erro”.
Atualmente, os adolescentes que participam das oficinas também fazem apresentações externas.A cidade histórica de Ouro Preto, na região Central do estado, a Praça do Papa e a Praça da Estação, em Belo Horizonte, foram alguns dos locais que serviram de palco para os aprendizes da percussão.
O evento, que teve início nesta quarta-feira (05.12), acontece no Expominas, em Belo Horizonte, até o próximo domingo (09.12). O horário de visitação é de 14h às 22h. O stand com o trabalho dos adolescentes é o 509, localizado na rua U. Apresentações artísticas, como música e dança, e barracas com comidas típicas também fazem parte da programação.