O programa vai funcionar no Centro de Prevenção à Criminalidade do bairro Morumbi, onde desde 2006 os técnicos da Coordenadoria de Prevenção à Criminalidade, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), atendem à comunidade.  

O coordenador especial dos Programas de Prevenção à Criminalidade, Talles Andrade de Souza, explica que o Mediação em Uberlândia “faz parte da política de expansão dos programas de prevenção do Governo de Minas Gerais e complementa uma atuação do Fica Vivo! consolidada entre os moradores da região do Morumbi”. A mediação de conflitos não é uma alternativa à justiça formal, mas uma possibilidade, na qual as pessoas podem falar de seus problemas e enxergarem-se como autores das soluções, sempre por meio da paz.

Mediação no estado

O programa está presente nos municípios de Contagem, Betim, Vespasiano, Sabará, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga e Uberaba. Em Belo Horizonte há nove Centros de Prevenção à Criminalidade com o programa Mediação de Conflitos nos bairros Taquaril, Ribeiro de Abreu, Jardim Felicidade, Jardim Leblon, Morro das Pedras, Minas Caixa, Cabana do Pai Tomás, Barreiro/Conjunto Esperança e Pedreira Prado Lopes. Cerca de 50% dos casos atendidos pelo programa referem-se a questões familiares, principalmente à pensão alimentícia, paternidade e visitas, seguidas por aquelas que se relacionam a separação, divórcio e conflitos intrafamiliares.

Fórum pela paz

O Fórum Comunitário: E a paz, quem é que faz? esteve aberto a todos os moradores da região do bairro Morumbi para a discussão sobre os problemas da violência e as soluções possíveis de serem construídas em conjunto. O evento foi realizado na Biblioteca da Escola Estadual Ederlindo Lannes Bernardes, na avenida José Maria Ribeiro nº 977, às 14h.

Enviar para impressão