O secretário Rômulo Ferraz adiantou a data da implantação das 54 câmeras de Videomonitoramento do programa Olho Vivo em Uberaba. Segundo ele, até junho, a cidade poderá contar com a uma das ferramentas mais eficientes de Minas no controle dos crimes violentos, principalmente os roubos. “É importante destacar que, nas áreas onde este projeto foi implantado, a queda dos crimes violentos contra o patrimônio tiveram reduções que vão de 30% a 40%. Além de inibir as ações, o Olho Vivo também permite a identificação de possíveis criminosos de forma mais célere”.
Durante a reunião, a cúpula da segurança também anunciou a chegada de pessoal, viaturas, coletes entre outros equipamentos para a Polícia Civil e Polícia Militar – a maioria, já a partir do mês de junho deste ano.
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Márcio Martins Sant’Ana, as cidades de Uberaba, Frutal, Fronteira, Iturama, Araxá, Sacramento e Campos Altos receberão novas viaturas para Patrulhamento Rural nos próximos meses. Ele também falou da alocação de 30 novos militares para Uberaba e 60 novos servidores civis, que poderão liberar policiais das áreas administrativas para o patrulhamento preventivo das ruas.
Já o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta, destacou o aumento do poder de investigação na região, com a chegada de kits com equipamentos de inteligência, escuta, entre outras ações, além de coletes e novas viaturas. “Ainda no primeiro semestre teremos novos carros entregues para a Polícia Civil da 5ª Risp, alguns deles, inclusive, de modelos quatro por quatro, pela primeira vez na história.” O chefe da Polícia Civil também salientou que parte dos novos 130 escrivães em treinamento na Acadepol (Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais) deverão chegar a cidade em maio deste ano.
Reuniões no interior
A rodada de reuniões nas cidades do interior com a cúpula da Defesa Social vai ocorrer ao longo do ano com representantes das 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) que não estão na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A intenção é que, além do recebimento das demandas das regiões ao longo do ano, o secretário, chefe da Polícia Civil e comandante da Polícia Militar possam conferir in loco as opiniões das lideranças policiais e demais instituições relacionados ao Sistema de Defesa Social como Ministério Público, Justiça, Defensoria Pública e Poder Executivo. Na sexta-feira (22.03), a equipe segue para a cidade de Uberlândia, também no Triângulo Mineiro.
Crédito das fotos: Duvulgação Ascom/SEDS