Adolescentes disputam basquete no primeiro dia das Olimpíadas do SuperAção

Cerca de cem adolescentes que cumprem medida socioeducativa provisória e de internação em Belo Horizonte e na Região Metropolitana participam, a partir desta segunda-feira (13.01), da 5ª Olimpíada Superação. A iniciativa ocorre por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) “De Peito Aberto”.

Xadrez, vôlei, peteca, handebol, futsal, futebol society, tênis de mesa e streetball são as modalidades disputadas pelos adolescentes no campeonato, que ocorre durante todo o mês de janeiro. O objetivo é incentivar a prática esportiva entre os jovens, o trabalho em equipe e desenvolver tanto o respeito às regras quanto o espírito de competitividade saudável. 

A subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Nicácio, ressalta que esses ensinamentos são essenciais para os adolescentes, ainda mais com todas as tarefas que estão por vir: “Agora eles estão de férias, mas a partir do mês que vem as aulas e os cursos profissionalizantes voltam a acontecer e duram o ano inteiro, exigindo dedicação, colaboração e  responsabilidade, assim como no esporte”.

Início dos jogos

A abertura da 5ª Olimpíada Superação, que ocorreu nesta tarde, em Belo Horizonte, contou com apresentações teatrais, artísticas e musicais feitas pelos próprios adolescentes. As atividades integraram a 3ª Mostra do Projeto Estação Juventude, que promove diversas oficinas nos centros socioeducativos da capital e da Região Metropolitana. Essas ações também são desenvolvidas em parceria com a Oscip “De Peito Aberto”.

Todos os adolescentes que estão participando da Olimpíada fizeram o juramento dos atletas, com acendimento simbólico da tocha olímpica. Os jogadores China e Doriva, do América Futebol Clube, participaram da solenidade como convidados de honra. O tradicional mascote do time, o Coelhão, também marcou presença antes das primeiras disputas.

“Eu sou morador de periferia e sei o que esse tipo de projeto pode fazer pelos jovens”, destacou China. Doriva completou: “Esses adolescentes estão tendo uma nova chance e por isso mesmo eu estou muito feliz de ver como eles estão comprometidos com a competição”.

Tradição

A Olimpíada Superação é realizada anualmente como uma forma de concluir as oficinas esportivas promovidas durante os 12 meses anteriores pela Oscip “De Peito Aberto” entre os adolescentes que cumprem medida. A quinta edição do campeonato conta com a participação de nove centros socioeducativos: Horto, Santa Clara, Santa Helena, Santa Terezinha, Sete Lagoas, Justinópolis (Ribeirão das Neves), Centro de Internação Provisória São Benedito, Dom Bosco e Centro de Atendimento ao Adolescente.

Enviar para impressão