Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, em parceria com o Programa Corta Essa, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, realizou, nesta quinta-feira (29.05), um evento para conscientizar os fumantes sobre os malefícios do cigarro. A ação, que também ajudou a divulgar o programa de cessação ao tabagismo, aconteceu no hall do Prédio Gerais e no 9° andar de ambos os prédios na Cidade Administrativa.

A iniciativa contou com diversas atividades para os servidores da Cidade Administrativa, como a medição de glicemia capilar para conferir a glicose.

Crédito foto: Fernanda de Paula/ ASCOM Seds

Outra opção era a tenda “Habitat do Fumante”, onde as pessoas que entravam no espaço sentiam como é estar no mesmo ambiente que um fumante. Foi colocada na tenda uma caixa que exalava fumaça de monóxido de carbono e outra caixa com fumaça de acetona, amônia, natalina e formol, que são os componentes comuns nos cigarros. Havia também uma caixa de pandora que perguntava ao visitante quem lhe faz mal. Ao abrir a caixa, ele se deparava com um espelho que respondia a questão.

Os fumantes que passaram pelo hall foram abordados e receberam uma proposta de trocarem um cigarro por uma fruta, ideia aprovada por muitos funcionários. Uma servidora da Seplag, além de ser uma das organizadoras do evento, largou o cigarro após participar do programa e relatou que sua vida mudou muito depois que parou de fumar. Ela também destacou a importância de divulgar as informações e auxiliar outras pessoas a abandonarem o vício.

Crédito foto: Fernanda de Paula/ASCOM Seds

Também foram distribuídos panfletos com informações sobre os problemas causados pelo cigarro e o Programa de Cessação do Tabagismo. No encerramento da ação, todos os participantes puderam prestigiar a apresentação do Grupo de Percussão Batuque Salubre, da Escola de Artes do Instituto Unimed-BH.

Crédito foto: Fernanda de Paula/ASCOM Seds

Programa Corta Essa

O programa foi criado em 2011 pela Seplag, e visa a auxiliar os servidores estaduais que são fumantes a pararem de fumar. O programa já contabilizou um total de 274 participantes. Ao se inscrever na ação, o servidor começa a frequentar semanalmente reuniões com acompanhamento médico e psicológico durante 11 semanas, além de receber medicação para cessar o tabagismo. Após o encerramento das reuniões, eles continuam recebendo atendimento mensal até completar um ano da data da inscrição.

Celebração

O Dia Mundial sem Tabaco, que é comemorado no dia 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar as pessoas sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

 

Por Fernanda de Paula/ ASCOM Seds

Enviar para impressão