Fruto de parceria entre o Instituto Ideias e o programa Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas da Secretaria de Estado de Defesa Social, o projeto Cidadania dá em árvore? vai acompanhar, pelo período de um ano, seis pessoas em cumprimento de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) no município de Ipatinga, no Vale do Aço. Encaminhadas pelo Judiciário ao CEAPA, o grupo participou de um curso de fabricação de brinquedos pedagógicos com sobras de madeiras provenientes de marcenarias parceiras.

Cerca de 60 brinquedos são produzidos por mês nas oficinas que acontecem aos sábados na sede do Instituto Ideias, no bairro Industrial, em Ipatinga. A madeira é cortada por um artesão do Instituto Ideias que repassa aos atendidos da Ceapa o acabamento, a pintura e a montagem. Os brinquedos são doados a 30 escolas e creches parceiras do projeto. Assim, mensalmente, de forma alternada, 15 dessas instituições recebem quatro brinquedos cada uma.

Quebra-cabeças e peças que desenvolvem a coordenação motora, com o tema da coleta seletiva de lixo, fazem parte do leque de 20 modelos de brinquedos confeccionados pelas pessoas acompanhadas pela Ceapa. Segundo o presidente e fundador do Instituto Ideias, Alisson Fernandes, o principal objetivo do projeto é levar uma educação diferenciada para as crianças da região. “Quando eu criei a instituição, a minha ideia era incentivar nas pessoas, e principalmente nas crianças, um maior cuidado com o nosso meio ambiente por meio de atividades simples”, diz Fernandes.

A proposta de fabricar brinquedos pedagógicos a partir de aparas de madeira está relacionada com o grande volume de descarte desse material por uma fábrica de celulose e por marcenarias da região, explica o presidente do Ideias. “Aproveitamos essa sobra que seria descartada na natureza e damos outra função para esse material, a de auxiliar na educação das crianças, ensinando a elas um pouco sobre o meio ambiente”.

O projeto começou a ser desenvolvido em outubro do ano passado. Serão 11 meses de produção e um ano completo de distribuição de brinquedos. A parceria entre a instituição e a Ceapa existe desde 2010, mas esse é o primeiro projeto desenvolvido em conjunto. Antes, o instituto se limitava a acolher pessoas encaminhadas pela Ceapa para a prestação de serviços comunitários.

O projeto Cidadania dá em árvore? é custeado com dinheiro do pagamento de penas pecuniárias, principalmente fianças fixadas pela Justiça de Ipatinga e administradas pela Vara de Execuções Criminais, que é conduzida desde novembro de 2013 pelo juiz Paulo César Mourão.

Ceapa

O programa Ceapa, desenvolvido pela Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade (CPEC) da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), é o responsável pela consolidação da politica criminal alternativa ao cárcere por meio do monitoramento da execução das penas e medidas e da promoção de ações e projetos de caráter reflexivo e pedagógico.

O Instituto Ideias e demais parceiros da CEAPA compõem a Rede de Proteção Social da Comarca de Ipatinga, integrada também pelos municípios de Ipaba e Santana do Paraíso, com objetivo de assegurar o cumprimento adequado da Prestação de Serviço Comunitário (PSC).

Instituto IDEIAS

O Instituto IDEIAS (Instituto de Desenvolvimento Educacional e Integração Ambiental e Social) busca a promoção da educação ambiental e fortalecimento da cidadania, mediante realização de atividades que possam potencializar a mobilização e participação social. Suas sedes estão localizadas no bairro Industrial em Ipatinga e na cidade de Santana do Paraíso.

O instituto desenvolve diversas atividades, como a oficina mensal sobre preservação ambiental para crianças e adolescentes, com distribuição gratuita de brinquedos educativos. De fevereiro a dezembro de 2014, mais de 400 jogos pedagógicos e ecológicos foram doados.

Enviar para impressão