Na manhã desta sexta-feira (27.03), o Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz, localizado em Barbacena, no Campo das Vertentes, inaugurou as instalações da Escola Estadual Henrique Diniz e realizou a cerimônia de formatura de 45 pacientes. A nova construção conta com duas salas de aula, uma secretaria, banheiros e pátio de recreação, além de uma sala de atendimento construída em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município.
A obra, que teve início em outubro de 2014, contou com mão de obra de quinze pacientes, que colocaram em prática os ensinamentos adquiridos durante o curso de pedreiro, realizado em parceria com o Instituto Muzambinho. Segundo o diretor geral do hospital, João Bosco de Abreu, os pacientes foram os grandes responsáveis para que as obras fossem realizadas e concluídas. “Os pacientes estudavam e construíam. Contamos com o apoio financeiro de parceiros e servidores e com a total dedicação dos pacientes para a construção desse novo espaço”, disse.
Em uma área de aproximadamente 120 m2, as novas salas poderão receber cerca de 60 alunos diariamente, divididos em duas turmas matutinas e duas vespertinas. Segundo Abreu, o hospital já conseguiu reduzir a medicação de pacientes que estavam matriculados nos cursos. Para ele, “isso é ressocialização e funciona como terapia. Há casos de pacientes que já conquistaram alta médica”.
Formatura:
Na ocasião, foi realizada a cerimônia de formatura de 45 pacientes que concluíram os cursos de pedreiro, jardineiro e fruticultor, realizados em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, e com o Instituto Muzambinho. Os cursos começaram em julho de 2014 com carga horária de 160 horas cada.
Por Flávia Lima