Passam a funcionar num mesmo prédio policiais da 5ª CIA da Polícia Militar e da 3ª Delegacia Distrital, além do Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública) da região. As obras de adequação do prédio custaram R$ 1,2 milhão.

A AISP inaugurada faz parte do novo desenho da gestão da segurança pública em Minas, no qual a integração operacional das polícias é o eixo principal. Neste desenho, Belo Horizonte tem uma Região Integrada de Segurança Pública (RISP),coordenada pelo chefe do 1º Departamento de Polícia Civil e pelo comandante da 8ª Região de Polícia Militar (o antigo Comando do Policiamento da Capital), que é composta por seis ACISP´s (Áreas de Coordenação de Segurança Públcia), formadas por seis Batalhões de Polícia Militar e seis Delegacias Seccionais, às quais estão subordinadas 24 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP).

O modelo, de acordo com o secretário de Estado de Defesa Social, Antônio Augusto Anastasia, já definitivamente estabelecido na política governamental para a segurança pública, está sendo levado para o interior do estado. Ainda este ano, a política de integração do trabalho policial será implantada nos municípios de Uberaba, Uberlândia, Juiz de Fora, Betim, Contagem, Governador Valadares e Montes Claros.

Anastasia ressalta que o novo modelo de gerenciamento vem propiciando a queda nos índices de criminalidade violenta na Capital, como no caso dos homicidios que, em fevereiro deste ano, no comparativo com fevereiro do ano passado, mostrou queda de 53%. Foram 53 assassinatos em 2006 contra 113 em 2005.
Enviar para impressão