O Carnaval de Belo Horizonte deste ano vai contar com um importante reforço de segurança que vai operar pela primeira vez em Minas Gerais. Um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) será levado para os locais de maior aglomeração de foliões nos próximos dias para auxiliar a tomada de decisões rápidas de forma integrada e aumentar o monitoramento de pontos críticos com câmeras de grande alcance.
O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel é uma espécie de carreta com tecnologia de ponta. No local, trabalharão, de forma conjunta, representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, das Guardas Municipais de Belo Horizonte, Contagem e Betim, da CBTU e da Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI) – a última, no controle de monitorados por tornozeleiras eletrônicas.
Juntos, os profissionais vão acompanhar as imagens do trabalho de suas instituições e poderão dar comando para a resolução de uma situação de forma imediata. “Se um grande grupo entrar em determinada estação, por exemplo, e isso representar ameaça à segurança do Metro ou do local em que eles forem desembarcar, o representante da CBTU já avisa ao militar que está ao seu lado para que ele solicite uma intervenção imediata”, exemplifica o coordenador do Centro de Comando e Controle, Vicente Salgueiro.
O CICC Móvel também funcionará como base de captação de imagens. O veículo tem dez câmeras acopladas – duas delas em grandes hastes que permitirão o monitoramento de um raio de até 30 metros quadrados. Essas imagens serão acompanhadas pelos profissionais que estiverem na carreta e também enviadas para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que fica na Cidade Administrativa.
Para Vicente Salgueiro, além de ser um posto de comando local e ampliar a capacidade de monitoramento eletrônico do sistema de Defesa Social, a carreta, por si só, marcará a ostensividade policial – fator determinante em grandes aglomerações. “A carreta faz sua estreia no Carnaval, mas será usada em outros eventos de grande porte ao longo do ano, como as Olimpíadas, por exemplo.”
Durante o Carnaval, o Centro de Comando Móvel vai atuar das 13h às 23h, acompanhando a programação oficial da festa em Belo Horizonte. Neste sábado (06.02), a carreta estará na Praça da Estação.
Operações especial do CICCR
Já a partir desta sexta-feira (04.02), o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que fica na Cidade Administrativa, passará a funcionar em regime especial para monitorar ações de segurança e vias com maior aglomeração de pessoas no Carnaval. Vinte instituições trabalharão juntas neste mesmo espaço físico, 24 horas, até meio-dia da próxima quarta-feira (10.02).
Do local, é possível monitorar cerca de 1.300 câmeras da capital e de cidades da Região Metropolitana. Será dado destaque para as principais vias de Belo Horizonte, rodovias federais e estaduais, aeroportos, estações do metrô e pontos especiais de interesse operacional onde é esperada uma concentração maior de pessoas, como a Praça da Savassi, Praça da Estação, Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia) e Praça Duque de Caxias (Santa Teresa). Essas imagens serão enviadas para o CICCR em tempo real.
Serviço:
Centro de Comando de Controle Móvel (CICC) no Carnaval de BH
Data: 06/02 (sábado)
Horário: A partir das 13h (entre 14 e 15h, o coordenador do Centro de Comando e Controle, Vicente Salgueiro, estará disponível para entrevistas no local)
Local: Praça da Estação