Um anexo exclusivamente feminino com 40 vagas entrou em operação nesta quarta-feira, 26.10, no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga. O empreendimento é fruto da parceria entre a Secretaria de Administração Prisional (Seap), o Conselho da Comunidade e a Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca, com a aplicação de R$ 174 mil reais, originários da conta de penas de prestação pecuniária e o trabalho de 18 internos do Ceresp.
Ao inaugurar a obra, o secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupdlowski, disse que o trabalho foi bem feito, porque não é trabalho só de um, mas de todos. “A minha prioridade na secretaria é a humanização do sistema prisional e a valorização dos agentes, colocando atividades ocupacionais e dando um tratamento mais digno as pessoas temporariamente privadas de liberdade”.
O juiz da VEP de Ipatinga, Thiago Grazziane Granda, observou que na comarca não havia local adequado para receber mulheres e, agora, a nova construção resgatará a dignidade delas. “Ficavam em uma cela na parte da frente do CERESP e agora terão um espaço adequado e separado dos homens para cumprir a pena. Por isso era mais importante criar vagas femininas na comarca do que ampliar as vagas masculinas”, explicou o magistrado.
O presidente do Conselho da Comunidade, Vicente Pacheco Campos, disse que a ideia de se criar o projeto partiu do próprio conselho que viu a necessidade da nova instalação. “A melhor maneira de ajudar é fazendo. Então, em contato com a direção da unidade, percebemos que tal obra iria ajudar muito o Ceresp. Procuramos um engenheiro, fizemos o projeto e enviamos para a Seap que aprovou”.
O anexo, que começou a ser erguido em fevereiro deste ano, tem 200 m² de área construída na entrada do Ceresp, fora, portanto, do perímetro do prédio original. Além das celas, a edificação tem uma sala administrativa, espaço para produção de artesanato/ oficina de costura, três banheiros para servidores e visitantes e uma guarita.
Ceresp
O secretário visitou também as instalações do Ceresp, que foram danificadas em rebelião, no último dia 19 de setembro. Ele anunciou que já existe uma empresa contratada para executar não só a recuperação das celas existentes, mas também melhorias na unidade prisional, com a criação de 80 vagas, o que representa um aumento de quase 50% na capacidade original. O orçamento da obra é de R$ 3,5 milhões.
Na visita, o secretário foi acompanhado pelo juiz Grazziane Gandra; pelos subsecretários da Seap, Washington Clark (Segurança Prisional); Emília Castilho (Humanização do Atendimento), e Wilson Gomes da Silva Júnior (Gestão Administrativa, Logística e Teconologia); pelo chefe de gabinete da Seap, Edmar Pinto de Assis; pelo comandante da 12° Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Edvânio Rosa Carneiro; pelo delegado da Políca Civil, Geraldo Magela; pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ipatinga, Eduardo Figueiredo; além de representantes da Pastoral Carcerária, do presidente do Conselho da Comunidade, Vicente Pacheco Campos e do diretor-geral do Ceresp, Marilton Carlos dos Anjos Gonzaga.
Depois da visita, o secretário se reuniu com representantes de instituições do Sistema de Justiça Criminal e de Segurança Pública da região. Agradeceu o apoio e a solidariedade das instituições durante a rebelião em setembro e aproveitou para apresentar os principais integrantes da sua equipe e expôs as linhas mestras do trabalho que começou a desenvolver à frente da nova secretaria.
O secretário abriu espaço para que os convidados apresentassem sugestões para melhorar o sistema prisional da região. Participaram do encontro o defensor público Alexandre Santos, o promotor de Justiça Herman Resende, o chefe do 12° Departamento da Polícia Civil, Gilberto Simão de Melo, além de representantes do Corpo de Bombeiro Militar e da Polícia Militar. Em seguida, o secretário teve um reunião de trabalho com dirigentes de 17 unidades prisionais da 12° Região Integrada de Segurança Pública, sediada em Ipatinga.
Por Fernanda de Paula
Crédito fotos: Omar Freire/Imprensa MG