A Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) está realizando ações educativas e preventivas contra o uso indevido de álcool e drogas em blocos de carnaval de Belo Horizonte. No último sábado, 21/01, aconteceu a primeira iniciativa, no ensaio do Bloco Baianas Ozadas, no Centro Mineiro de Resíduos Sólidos, no Bairro Pompéia.
Até a folia, serão mais de dez ações, como explica a subsecretária de Política sobre Drogas, Patrícia Magalhães. “Trabalhamos com prevenção e, por isso, estamos focando nos ensaios de carnaval e blocos que antecedem o carnaval”. Ainda de acordo com a subsecretária, neste período do ano, além de o consumo de álcool e drogas ser intensificado, há muitos registros de primeira experimentação.
Durante as abordagens da subsecretaria, são distribuídos materiais informativos e realizadas abordagens pelas equipes técnicas. As peças entregues contêm informações sobre os malefícios do uso de álcool e drogas além de endereços e telefones de onde se pode buscar ajuda.