A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) recebeu nesta terça-feira, 31.01, empresas de diferentes partes do País, que apresentaram tecnologias disponíveis no mercado para tornozeleiras eletrônicas. O secretário adjunto, Robson Lucas da Silva, abriu a cerimônia e ressaltou os esforços que têm sido feitos para aliviar a superlotação. “Vivemos um momento de desafio, que evidencia a necessidade de nos unirmos para encontrar soluções, sempre articulando com os outros poderes. O objetivo desse encontro hoje é ouvir do mercado o que eles têm, para que possamos aumentar o número de equipamentos com tecnologias melhores, o que irá ajudar na redução da superlotação e ampliar as vagas”, afirma Robson Lucas.

Quatro empresas participaram da audiência pública: Santa Rita Alarmes, de Santa Rita do Sapucaí; Vodafone, de Nova Lima; Georastreamento, Inteligência e Logística, de Domingo Martins, no Espírito Santo e Onixat Rastreamento de Veículos, de Londrina, no Paraná. Os equipamentos devem atender a alguns requisitos como: autonomia da bateria, inviolabilidade, abrangência da cobertura, vida útil, software de monitoração. A Seap montou uma comissão que vai entregar, no mês de fevereiro, um relatório com informações sobre a demanda do Estado e as formas de expansão do monitoramento para em outras regiões de Minas.

Atualmente, somente a Região Metropolitana de Belo Horizonte conta com o sistema, que foi adotado em 1.684 pessoas. Outras quatro comarcas já estão cotadas para receber o equipamento: Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares e Montes Claros. A estimativa é de que o Estado adquira dez mil novas tornozeleiras.

Por Fernanda de Paula

Crédito fotos: Gil Leonardi/ Imprensa MG

Enviar para impressão