O Núcleo de Assistência à Família (Naf) passa a receber, a partir desta sexta-feira, 03.02, pedidos de transferências de presos. Os familiares não precisam agendar atendimento para fazer a solicitação. Eles devem comparecer aos postos e apresentar a documentação necessária. As solicitações podem ser feitas por qualquer parente, cônjuge (com documento que comprove a relação estável) ou advogado com procuração específica.

Após o protocolo do pedido no Naf, a demanda será encaminhada para a Superintendência de Gestão de Vagas e Custódias Alternativas (Saig) que analisará a solicitação e terá prazo de 30 dias para emitir resposta. Inicialmente, somente o Naf de Belo Horizonte, instalado na Unidade de Atendimento Integrado (Uai) da Praça Sete, irá receber as demandas.

Os funcionários fizeram o treinamento durante o mês de janeiro. Segundo a diretora de Assistência à Família, Judsônia Pereira dos Santos Curte, o novo serviço maximiza a humanização. “O Naf é a voz da família, que traduz para a secretaria aquilo que os parentes desejam. A inclusão desse atendimento agora irá beneficiar ainda mais os parentes, pois todos os serviços se concentrarão em um só lugar”.

Já os pedidos de outras regiões do Estado, deverão ser encaminhados via correspondência para a Saig, que fica na Cidade Administrativa Presidente Trancredo Neves – Rodovia Papa João Paulo II, n° 4.143, Bairro Serra Verde, Prédio Minas – 4° andar, CEP 31630-9000 – Belo Horizonte.

O telefone para informações é o (31) 3272-0108. Em breve, o serviço também estará disponível em outras unidades do Naf.

NAF

O NAF é um equipamento de atendimento aos parentes de pessoas privadas de liberdade nas unidades da Secretaria de Administração Prisional (Seap). Os familiares podem solicitar orientações e apresentar reclamações, denúncias, pedidos relacionados a trabalho, educação e saúde do detento. O NAF encaminha as demandas para as próprias unidades prisionais e/ou para outros setores responsáveis da Seap.

http://www.seds.mg.gov.br/prisional/visitantes/nucleo-de-assistencia-as-familias 

Por Fernanda de Paula

Enviar para impressão