Um dos objetivos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) é aproximar a população das forças de segurança e do trabalho desenvolvido pela pasta, bem como apontar caminhos para a melhoria das ações de prevenção e combate à criminalidade nos municípios. Pensando nisso, a secretaria participou na última sexta-feira, 21.07, do AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregionais, em Andradas, no sul do Estado.

Responsável por duas palestras durante a programação do evento, coordenado e promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), a Sesp, por meio da Escola Integrada de Segurança Pública (Eisp), capacitou agentes públicos municipais sobre como realizar a formação de Gabinetes de Gestão Integrada Municipais (GGIM) e o seu conceito. Também fez uma apresentação pontuando a importância da participação social nos Conselhos Comunitários de Segurança Pública – Consep’s.

Para o coordenador estratégico da Subsecretaria de Integração da Sesp, Leandro Almeida, essa aproximação com o município busca ampliar o olhar do gestor sobre a temática de segurança pública. “É importante apresentar aos gestores públicos a relevância da criação de um GGIM, que proporciona uma maior integração e conhecimento do fenômeno da criminalidade municipal e o encaminhamento de respostas para estes fenômenos. O GGIM analisa as demandas municipais e aponta os possíveis caminhos de resoluções”, ressaltou Almeida.

Com uma plateia repleta de prefeitos, vereadores, secretários municipais e funcionários públicos, o evento foi o primeiro de uma série de encontros regionalizados que serão promovidos pela associação para promover debates e alinhar ideias para a melhoria da administração municipal.

O projeto de interiorização da AMM foi pensado em parceria o com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública/Subsecretaria de Integração e da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (SECIR/Subsecretaria de Integração Regional), Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG). O programa conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), atendendo todas as regionais da AMM, com alcance nos 853 municípios mineiros.

texto: Flávia Lima

Foto: Mayra / AMM

Enviar para impressão