Cerca de 50 pessoas das áreas de assistência social, segurança e saúde se reuniram na noite de quarta-feira, 02.08, no auditório da Secretaria de Assistência Social da cidade de Nanuque, Território Mucuri, para participar do Encontro Regional de Políticas Sobre Drogas, como parte das ações de segurança pública do Fórum Regional do Governo de Minas daquele território.

O projeto, idealizado pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), pretende unir as esferas estaduais e municipais para o desenvolvimento de uma política pública eficiente no Estado. Os encontros são instrumentos de participação social nas atividades de planejamento, gestão e controle nas ações ao combate de uso de drogas. O objetivo é fortalecer os Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad) nas cidades mineiras, promovendo a implantação de políticas institucionalizadas em parceria com as prefeituras.

Em Nanuque, a novidade foi o anúncio da criação do Comad no município, um desejo do governo municipal que agora está se tornando realidade. De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Claudia Almeida, a gestão municipal já vinha desenvolvendo ações de auxílio aos usuários e dependentes químicos. Mas, segundo ela, a criação do Comad chega para fortalecer essa luta. "Com o apoio do Conselho tenho certeza que vamos conseguir realizar um trabalho muito mais eficiente e, principalmente, dialogar com o Estado para conseguirmos cada vez mais apoio", comentou.

Para o delegado e presidente do novo conselho em Nanuque, Luiz Bernardo Rodrigues de Morais, este é o pontapé inicial para que o município tenha políticas assertivas de combate ao uso nocivo do álcool e outras drogas.

A Subsecretária de Políticas Sobre Drogas da Sesp, Patrícia Magalhães, falou da importância do trabalho de prevenção ao uso de drogas, principalmente com crianças e jovens. "Nós temos um estudo que mostra que mais de 60% dos usuários de drogas em no Estado são da faixa de 12 a 17 anos e mais de 17% desses dependentes tem idade entre 5 e 12 anos. Isso representa uma preocupação enorme, pois mostra que nossos jovens estão iniciando nos vícios cada vez mais cedo. Se não formos eficientes na prevenção, vamos ter problemas muito sérios em várias esferas no futuro" comentou.

Patrícia ainda ressaltou a importância dos Comads para que o estado possa realizar um trabalho mais eficiente. "O trabalho que cada conselho desempenha nos municípios é fundamental para subsidiar o governo com informações para que possamos pensar em políticas e alternativas de ações", disse.

Comad's

Ativos em 150 municípios de Minas Gerais, os Comad's são órgãos de interesse público, que assessoram o gestor municipal no planejamento e execução de políticas sobre drogas. Pela legislação eles devem ser constituídos por representantes dos órgãos do governo municipal que desenvolvam atividades diretamente ligadas ao tema drogas, como por exemplo, a Secretaria de Educação, de Saúde, de Segurança Pública, Conselho Tutelar, da Criança e do Adolescente, do Trabalho e Emprego, de Esporte e Lazer e de Assistência e Ação Social.

texto e fotos: Poliane Brandão

Enviar para impressão