O primeiro centro socioeducativo para internação de adolescentes em conflito com a lei do Sul e Sudoeste de Minas será entregue em novembro pelo Governo do Estado.  Nesta quinta-feira, 10.08, o Governador Fernando Pimentel assinou despacho governamental que determina a priorização da ação e homologa o edital de cogestão da unidade cujo resultado e o início da contratação de pessoal, ladeado pelo secretário de Segurança Pública Sérgio Menezes. As obras da nova unidade, na cidade de Passos, já estão 100% concluídas. A unidade masculina terá capacidade para internar 40 adolescentes e teve investimento do Governo de Minas de R$ 2,1 milhões.

O prédio onde funcionará o Centro Socioeducativo pertence ao Estado e foi adaptado para atender com estrutura adequada às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
A instalação da unidade garante a internação dos jovens na região em que moram, próximo de suas famílias, garantindo ainda mais chance de ressocialização.

Gabinete Estratégico

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) continua com trabalhos itinerantes em dias de Fóruns Regionais do Governo de Minas. Seguindo a nova premissa do Estado de ouvir para governar, o secretário de Segurança, Sérgio Barboza Menezes, acompanhado de representantes de todas as áreas de atuação da pasta, montou um Gabinete Estratégico no evento desta quinta-feira, 10.08, em Passos, no Território Sudoeste.

Passos reduzida

A intenção é estar perto das pessoas para discutir, apresentar novas ideias e escutar as demandas da área de segurança pública em geral. Nesta quinta, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de cidades do Território puderam ouvir e falar sobre prevenção ao uso de drogas, ações de prevenção à criminalidade, atendimento socioeducativo para adolescentes em conflito com a lei e integração das polícias.

O prefeito de Passos foi o primeiro a ser ouvido e comemorou a informação dada pelo secretário de que 60 dias é o prazo máximo para a inauguração e implantação definitiva do centro. Segundo ele, a demanda, antiga, de resolução de questões relacionadas a adolescentes em conflito com a lei, vai impactar na criminalidade.

Neste gabinete, um grupo de cinco prefeitos também pediu para ser atendido de forma conjunta, de forma a fortalecer a segurança em toda a microrregião que pertencem: São Sebastião do Paraíso, São Pedro da União, Guaranésia, Bom Jesus da Penha, Monte Santo de Minas.

Foto: Divulgação Sesp

 

Enviar para impressão