Aprender sobre os malefícios do álcool e drogas de forma lúdica e divertida. Foi assim que 400 crianças e adolescentes, alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 da Escola Estadual Horizonta Lemos, localizada em Uberaba, começaram esta quinta-feira, 19.04. Eles participaram da Maratona de Prevenção às Drogas promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Subsecretaria de Política Sobre Drogas (Supod).

Ações Supod em Uberaba 2

A ação busca, além de conscientizar sobre os diversos problemas causados pelo uso de álcool e outras drogas, estimular a solidariedade, criatividade, companheirismo, saúde e educação, uma vez que os alunos formam equipes e precisam trabalhar em conjunto para alcançar as metas propostas.

Paralelamente, no auditório do Centro Administrativo da prefeitura do município, profissionais das redes de saúde, assistência social e sociedade civil que trabalham ou convivem com usuários de drogas passaram pela capacitação “Prevenção a Recaída”. O curso, promovido pela Supod, em parceria com a Escola Integrada de Segurança Pública, também da Sesp, busca trabalhar a melhor forma de abordar as pessoas e a identificação de situações que apontem para uma recaída ao uso de drogas por aqueles que estão em tratamento ou até mesmo os que já o concluíram.

Capacitação de professores

Na parte da tarde, também no auditório do Centro Administrativo, acontece uma capacitação de professores da rede pública. Baseada nas Diretrizes Internacionais de Prevenção na Base Escolar, a palestra busca ajudar os educadores a encontrar a melhor forma de abordar o tema das drogas na sala de aula, a identificar o problema em seus alunos e a ajudá-los na procura por auxílio.

Ações Supod em Uberaba 21

As ações integradas da Política sobre Drogas visam a mobilização e a qualificação de todos os setores da sociedade e do poder público para o enfrentamento dos vários fatores determinantes para o uso e o abuso do álcool e outras drogas. “Buscamos o envolvimento de toda a sociedade para que, dessa forma, possamos alcançar uma política de prevenção às drogas eficaz. Nosso foco é sempre a informação e a prevenção”, afirma a subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sesp, Cláudia Leite.

Por: Lara Nassif

Crédito fotos: Divulgação SESP

 

Enviar para impressão