LAVRAS - Os 306 alunos do CTSP - Curso Técnico em Segurança Pública da 106ª Companhia de Ensino Técnico do 8º Batalhão de Polícia Militar, encerraram no dia 19/05,  mais Jornada Policial Rural. Eles saíram da Unidade na última quinta-feira (14), às 14h30, e seguiram para a Serra da Bocaína, num percurso de 20km rumo à zona rural de Lavras.

Em campo, todos experimentaram na prática o que aprenderam nos primeiros meses, em locais e pistas que simulam as mais difíceis adversidades que um profissional de segurança enfrenta, inclusive com desgaste físico e psicológico, tudo com um cunho metodológico de aprendizado.

Desenvolver resistência física e técnicas para vencer os acidentes naturais do terreno, foi o foco da atividade que também proporcionou aos alunos desenvolverem habilidades para transpor obstáculos artificiais, contrastando com as atividades operacionais.

 

ESTANDES


Vários estandes foram montados pela comissão técnica da 106ª Cia, com o objetivo de proporcionar aos soldados-alunos um contato maior com a realidade operacional. O estande de Munição Química proporcionou aos futuros policiais de primeira classe tranqüilidade para conhecer agentes químicos fumígenos.

Participaram ainda de exercícios com toras para desenvolver a capacidade física dos músculos localizados.  O estande de Técnica Policial possibilitou a oportunidade de executar técnicas de deslocamentos em formação e reintegração de posse, utilizando para isso, as formações de pelotão de choque.

À solenidade de encerramento da Jornada compareceram pais, esposas, filhos e irmãos dos alunos. Os soldados-alunos de cada pelotão foram homenageados e receberam do Subcomandante do 8º BPM, Major Francisco de Assis Oliveira, medalhas que testificaram o seu  empenho ao longo da árdua missão. A Soldado Michele foi premiada com o Troféu Destaque Geral,  por sua garra e determinação.

O objetivo da Jornada foi resgatar os princípios e práticas de operações militares, baseados na organização e planejamento com ditames de hierarquia e disciplina, presentes principalmente nos exercícios de marcha a pé e nos grupos de combate.

 

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br 20/05/2009

 

Enviar para impressão