O encontro foi realizado na sede da Camilotur, à Avenida Estrela Polar, 545, Bairro Distrito Industrial Jardim Riacho das Pedras, onde foi apresentado o esquema de segurança que as empresas vêm adotando na região, com apoio da PM. O trabalho desenvolvido pelo Núcleo consiste em fiscalizar a área externa das indústrias e acionar a PM sempre que a situação exigir.

MELHORES RESULTADOS

Durante a reunião, o Comandante da 132ª Cia, Capitão Klécius Vladmaker, observou que, para desenvolver suas atividades, a Corporação tem como sua principal parceira os diversos segmentos da sociedade.

"Nosso trabalho apresenta melhores resultados quando contamos com o apoio de segmentos organizados como o da Associação do Núcleo Industrial", destaca o Oficial. A presidente do Núcleo e diretora da Empresa de Ônibus Bela Vista, Ana Cristina, também acredita que a participação da comunidade é importante para o sucesso. "A interação é fundamental", enfatiza.

O Capitão explica que os problemas de segurança pública, discutidos com a participação da sociedade, são solucionados com maior rapidez. "Provavelmente, é por causa dessa interação da PM, tanto com o cidadão isoladamente quanto com os diversos segmentos da sociedade, que os índices de criminalidade, em todos os patamares, vêm caindo na área da 132ª Cia", adianta o Comandante.

A ação da Companhia se estende a diversos bairros, entre eles o Amazonas, Industrial, Industrial Itaú, Flamengo, Inconfidentes, Santa Maria, Jardim Riacho das Pedras e Durval de Barros, que contam com uma população de aproximadamente 110 mil habitantes, distribuídos  em uma área territorial de 9km quadrados.

Ainda conforme o Capitão Vladmaker, a importância do Policiamento Comunitário implantado pela PM em todo o Estado e apresentou aos participantes da reunião os policiais militares da Patrulha de Prevenção Ativa – PPA, que atuam na região, onde estão instaladas cerca de 66 empresas de grande porte. São eles: Cabos Paulo Roney e Enock e Soldados Victor e Paulo César.

ATIVIDADES

Ainda durante o encontro, o Sargento José Roberto Ferreira, da 132ª Cia Esp, falou sobre o programa Rede de Vizinhos Solidários e sobre o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, que existe no 39° BPM há quatro anos e já formou cerca de 4 mil alunos da 4ª e da 6ª séries do ensino fundamental.

Ele abordou também a participação das empresas do Núcleo Industrial no desenvolvimento de atividades comunitárias e do PROERD, que, segundo ele, é um dos mais significativos programas desenvolvidos pela 132ª Cia e pelo 39º Batalhão em sua área de atuação.

"Quando formamos uma turma no curso PROERD, percebemos a satisfação nos olhos dos estudantes, dos diretores da escolas e dos familiares das crianças e dos adolescentes", lembra, visivelmente emocionado, o Sargento José Roberto. "Temos a convicção de que o aluno que passa pelo programa dificilmente se envolverá com drogas, durante toda a sua vida", destaca.

Sobre o Rede de Vizinhos Solidários, o Sargento José Roberto, que também é instrutor do PROERD e comandante do setor Bairros Jardim Riacho e Durval de Barros, disse que a "interação da comunidade com a PM traz resultados relevantes, uma vez que contribui para a diminuição da criminalidade".

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br

Agencia Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais

Enviar para impressão