Eles, segundo o Comandante do CET - Centro de Ensino Técnico, Tenente-Coronel Alaor Severino da Cunha, estão prontos para exercer a atividade de policiamento de qualquer natureza. Durante o curso, os formandos receberam, dentre outras, aulas teóricas e práticas sobre as disciplinas Policiamento Ostensivo, Policiamento Comunitário, Direitos Humanos, Ataque e Defesa, Tiro Policial e Ética e Cidadania. "As disciplinas são todas voltadas para a aprimoramento do policial militar", observou o Comandante. Ainda segundo o Ten-Cel, a formatura representa um maior número de policiais nas ruas para atuarem no policiamento preventivo.
Coordenador do curso na Academia de Polícia Militar - APM, Capitão Eduardo Felisberto Alves assegurou a qualidade do curso e ainda afirmou sua satisfação em ter coordenado o maior curso de CTSP da história da PM. "É a primeira vez que estive à frente do curso para soldados e foi um grande desafio na minha carreira. Mas também foi minha maior gratificação, estou com a sensação de dever cumprido", ressaltou.
CRITÉRIOS
Prevenir e reprimir a criminalidade, com critérios profissionais pautados no que preceitua o Estatuto da Polícia Militar de Minas Gerais, os direitos humanos e a Polícia Comunitária, tendo como principal pilar a parceria com a comunidade. Estes são alguns temas que foram, durante todo o curso, repetidos para os então alunos.
O Soldado, Fábio da Silva, observou que a preparação na Academia de Polícia Militar é essencial para a formação do policial. "Estou totalmente preparado e capacitado para atuar em prol da segurança pública. Gostei muito, durante o curso, da disciplina de Direito Penal, que é base para que possamos agir na legalidade e entender o que configura crime ou não. Também pude aprender na disciplina de Defesa Pessoal como atuar nas ruas", pontuou o militar, que fez estágio operacional na 15ª Companhia do 49º Batalhão.
"Escolhi ingressar na Corporação por admirar o trabalho da PM nas ruas. Hoje consigo ver o grande papel da Instituição na promoção da paz, pautado no que preceitua a filosofia dos Direitos Humanos". Foi assim que o Soldado Alex Barbosa Dias definiu sua vontade de entrar para os Quadros da PM. Ele, que estagiou na 4ª Companhia do 1º Batalhão, afirmou que o treinamento foi muito válido na sua formação. O militar destacou a disciplina de Criminalidade e Segurança Pública, como a que mais gostou.
Ser militar era o sonho da Soldado Karine Magalhães Marques que assegura estar pronta para enfrentar à criminalidade nas ruas. "Desde criança sonho em ser PM. Gostei muito da disciplina de Técnica Policial Militar e, durante o curso, fui muito bem colocada nas matérias de educação física. A Polícia Militar de Minas Gerais forma policiais independente do sexo", destacou a policial que fez estágio na 38ª Companhia do 18º BPM.
CURSO
O Estatuto da PMMG estabelece ainda que todo policial militar deve exercer o seu papel com lisura, moral, integridade e transparência, principais elementos para se obter a confiança da sociedade. Os novos soldados, conforme o Comandante do CET, passaram por um rigoroso treinamento, que foi acompanhado por supervisores pedagógicos. Os recrutas, além de participarem de operações nas ruas durante o estágio operacional, atuaram em eventos como Axé Brasil, Betim Rural e em jogos no Mineirão.
O Curso Técnico em Segurança Pública, segundo o Tenente-Coronel Alaor, promove a formação de soldados, preparando-os para a execução de atividades próprias da função, nos diversos campos da segurança pública, com base nas filosofias do Policiamento Comunitário e de Direitos Humanos.
O corpo de professores, composto por civis e militares graduados nas áreas específicas de sua atuação, acompanha todas as atividades realizadas pelos alunos, em sala de aula e em práticas externas ao ambiente escolar.
Fonte: www.pmmg.mg.gov.br
Agencia Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais