O secretário adjunto de Defesa Social, Luís Flávio Sapori e os demais membros da Comoveec avaliaram como positivas as ações preventivas adotadas durante o jogo, uma vez que não houve o registro de nenhuma ocorrência grave.

Segundo relatório das polícias Civil e Militar, foram registradas 18 ocorrências e lavrados 4 flagrantes, entre e furto de celulares e documentos, roubo, lesão corporal e uso de drogas. As polícias não registraram nenhuma ocorrência de arrastões dentro ou nas imediações do estádio.

Em relação às depredações de ônibus, segundo a Bhtrans, foram 28 veículos danificados. Porém, a Polícia Civil registrou apenas 1 representação. Diante da discrepância entre os números, a Bhtrans vai desenvolver uma metodologia para sistematizar as informações dadas pelos motoristas dos ônibus, para possibilitar a atuação do Estado no sentido de inibir estas depredações.

Trabalho preventivo explica sobre venda de bebidas em garrafas

Antes do início da partida, a Polícia Militar realizou um trabalho preventivo, junto aos vendedores ambulantes e proprietários de barracas de bebidas na área externa do Mineirão, quanto ao perigo da venda de bebidas em garrafas. No próximo jogo — domingo, dia 13 —a PM estará novamente realizando este trabalho preventivo. Para as próximas partidas a Prefeitura de Belo Horizonte, através da Regional Pampulha, estará adotando medidas administrativas que proibirão a venda de bebidas em garrafas.

Novas medidas serão adotadas

Para as próximas partidas, a Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais decidiu adotar novas medidas, sendo elas:

- Registro das ocorrências pela Bhtrans, dos danos a veículos, ainda que pequenos, possibilitando o estudo destes dados pelas polícias;

- Atenção especial da PMMG aos principais pontos de encontros de grupos de torcedores;

- Levantamento, por parte do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de BH, dos pontos de embarque de baderneiros, ao longo do trajeto do Mineirão;

Além disso, tanto a Polícia Civil, quanto a Polícia Militar deverão levar ao conhecimento da Comoveec todos os eventos esportivos e culturais que ocorrerão não só no Estádio do Mineirão, mas em todos os locais de espetáculos de grande porte.

Enviar para impressão