Minas Gerais abriga diversas belezas naturais, incluindo represas e corpos d'água. E, para garantir a segurança de cidadãos e turistas que frequentam essas áreas, diferentes forças de segurança se uniram, no último fim de semana (23 e 24/09), na Operação Integrada Salamina. A ação, que abrangeu a região da represa de Miranda e adjacências, demonstrou a eficácia da colaboração entre diversas forças de segurança do estado, além de parceiros federais.
A Operação Salamina contou com a participação da Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública, que coordenou os trabalhos, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.
O Balanço da Operação - Água e terra
Durante a operação, um efetivo de 102 agentes de segurança foi mobilizado, 44 viaturas terrestres empregadas, 4 horas de voo com drones e quatro embarcações. Na ação, 67 embarcações e flutuantes foram abordados e fiscalizados em água, e duas delas apreendidas, demonstrando o compromisso das instituições participantes em manter a ordem e a segurança nas áreas aquáticas do estado.
Foram aplicados 90 autos de infração e realizadas três autuações por recusa ao teste de alcoolemia. O Procon também participou da operação, resultando em duas notificações. Ao todo, 109 testes de etilômetro foram realizados, contribuindo para a segurança nos trânsitos aquáticos e terrestres. Além disso, dois adultos foram presos, enquanto três termos circunstanciados de ocorrência foram lavrados.
A ação integrada não se limitou apenas às águas. A Operação Salamina também teve um impacto significativo no trânsito terrestre, com a fiscalização de 299 veículos, apreensão de sete desses, recolhimento de outros dois e a identificação de sete condutores inabilitados. Ao todo, 496 pessoas foram abordadas nas fiscalizações terrestres e aquáticas
O nome da operação faz referência à Ilha Salamina, localizada ao sul de Pireu, antigo porto de Atenas. Foi o local da Batalha de Salamina, confronto naval decisivo entre a frota persa, liderada por Xerxes I, e a grega, comandada por Temístocles, possivelmente no dia 29 de setembro de 480 a.C. e terminou com a vitória grega.
Texto: Dayana Silva
Fotos: Divulgação Sejusp