Além desses 40, outros dez presos já realizam trabalhos externos para a prefeitura em Poços de Caldas. Eles foram responsáveis pela recuperação do casarão do Country Club, localizado no Parque Municipal, hoje utilizado para atividades culturais, além de abrigar diversos órgãos municipais. Pelo trabalho, os presos recebem um pagamento equivalente a 3/4 do salário mínimo e a possibilidade de reduzir suas penas. Cada três dias trabalhados reduzem em um dia o cumprimento das sentenças.
Para o prefeito Paulo César Silva, o convênio é um exemplo da integração entre diferentes esferas de governo com um objetivo comum, humanizar as ações do poder público. “Abraçamos a ideia da Secretaria de Defesa Social, de humanização, ao dar aos presos esta oportunidade de ressocialização e de poder ajudar suas famílias”. Paulo César Silva destaca que muitos ex-detentos que passaram pela experiência de trabalhar ainda no Sistema Prisional hoje estão inseridos no mercado. “Isso tem impacto na criminalidade e na reincidência. É também um trabalho preventivo”, disse.
O superintendente de Atendimento ao Preso, Guilherme Faria, explicou o impacto do trabalho no retorno dos presos à sociedade. “A pessoa que trabalha cria vínculos com o mundo fora da prisão e passa a ter perspectivas”. O superintendente também ressaltou a importância da parceria do Estado com municípios como Poços de Caldas. “Trata-se de uma cidade turística, de grande visibilidade, que nem por isso deixa de se vincular à questão prisional e de combate à criminalidade”.
Mais detentos trabalhando
O Programa Trabalhando a Cidadania promove a ressocialização de detentos por meio do trabalho, dentro e fora das unidades prisionais. Iniciado em Outubro de 2009, o programa já conta com 16 prefeituras e mais de 200 empresas conveniadas. Até dezembro do ano passado trabalhavam 5.100 dos cerca de 35.000 presos nas 111 unidades prisionais administradas pela Suapi. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, Minas Gerais tem a maior proporção de presos trabalhando entre os estados da federação e o Distrito Federal.
Agência Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo De Minas Gerais
Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais