As aulas práticas do curso de especialização Lato Sensu em Normalização de Segurança Contra Sinistro e Pânico, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), tiveram início nesta terça-feira (25), em Belo Horizonte. A nova fase mudou a rotina da turma, composta por 15 capitães de Minas Gerais, quatro de Roraima e três da Paraíba. Eles estão sendo preparados para atuarem na área de prevenção em edificações.

O foco do curso é a compreensão das construções e do público durante incêndios e o aperfeiçoamento constante das normas de prevenção. Segundo o diretor de ensino do CBMMG, coronel Aurélio Terra, apesar do Estado não apresentar elevado índice de acidentes em edificações, a capacitação é um importante recurso para a preservação de vidas. “Esta constatação é a indicação da seriedade com que o Governo de Minas vem tratando o assunto nos últimos anos, através de investimentos expressivos na Corporação, tanto em equipamentos, quanto em capacitação”, afirma.

Na condição de aluno do curso, o capitão Anderson Passos afirma que o aquecimento do setor da construção civil possibilitou a promoção de busca por especialização na área. “Com o surgimento de novas técnicas e produtos para a construção, a Corporação buscou promover a interação dos seus oficiais com a comunidade científica, para que as instruções técnicas que elaboramos sejam cada vez mais adequadas ao contexto”, destaca.

O curso teve início em abril deste ano e tem previsão de término para dezembro, somando uma carga horária de 470 horas/aula. As aulas teóricas acontecem de terça a quinta-feira na Faculdade Pitágoras e as aulas práticas são realizadas em laboratórios de testes, obras em andamento e quartéis do Corpo de Bombeiros, das 8h às 16h.

Neste semestre, além das aulas práticas, os oficiais estão sendo treinados em matérias como “Comportamento de elementos construtivos submetidos a altas temperaturas” e “Aspectos técnicos do projeto arquitetônico aplicado à segurança contra incêndios”.

Enviar para impressão