Quase 3 mil jovens de Belo Horizonte e Região Metropolitana disputaram, durante o mês de junho, a 5ª edição das Olimpíadas do programa Fica Vivo!. A competição, aberta no dia 7 e encerrada nesta quarta (30), contou com jogos masculinos e femininos de futsal, vôlei, basquete, handebol e taekwondo e masculinos de futebol de campo. Os atletas que participaram das Olimpíadas fazem parte dos 19 Núcleos de Prevenção à Criminalidade (NPCs) de Belo Horizonte e Região Metropolitana e foram divididos nas categorias sub-15, sub-18 e sub-24.

As equipes disputaram os jogos com camisas personalizadas, com cores que identificam o Núcleo ao qual pertencem. Os três primeiros lugares de cada modalidade receberam troféus e medalhas. No último dia de competição (30.06), foram realizadas as finais de todas as categorias de futsal. A jovem Paola Karine, de 21 anos, cujo time, do NPC de Palmital, chegou pela quarta vez à final do futsal feminino sub-24, ressaltou que as Olimpíadas representam algo além de vitórias e derrotas. “É muito legal a integração das diferentes comunidades, mesmo porque aqui a rivalidade é tratada de modo saudável”, concluiu Paola.

Segundo a superintendente de prevenção à criminalidade, Fabiana Leite, o evento dialoga de diversas maneiras com a proposta do Fica Vivo de promover ações preventivas para reduzir o índice de criminalidade. “A Olimpíada possibilita a circulação dos jovens dentro do município e de espaços de esporte e lazer e trabalha diversos valores, como respeito, cidadania e trabalho em grupo”, disse. Além disso, Fabiana afirmou que a realização do evento atrai mais jovens para o Programa Fica Vivo e estimula a integração. “Dessa vez o diferencial foi a realização de todos os eventos em um mesmo local, o que concentra todos os participantes”, ressaltou. O local foi o SESC Venda Nova.

O programa Fica Vivo! é desenvolvido em 27 Núcleos de Prevenção à Criminalidade (NPCs) localizados em regiões de Minas Gerais que concentram elevados indicadores de homicídio. São onze Núcleos em Belo Horizonte, localizados nos bairros Alto Vera Cruz/Taquaril, Boréu, Barreiro, Cabana do Pai Tomás, Conjunto Felicidade, Morro das Pedras/Ventosa, Pedreira Prado Lopes, Paulo VI/Ribeiro de Abreu, Santa Lúcia, Serra e Jardim Leblon. A Região Metropolitana conta com dez núcleos: em Betim (três unidades), Santa Luzia (duas unidades), Contagem, Vespasiano, Sabará e Ribeirão das Neves (duas unidades). No interior do Estado, o Fica Vivo! está presente em Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros (duas unidades) Uberaba e Uberlândia.

O Fica Vivo! é responsável por bons resultados na redução de criminalidade. Por meio de ações preventivas, contribuiu para reduzir em até 50% o índice de homicídios nas áreas onde está instalado. O programa é desenvolvido há sete anos pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Apenas em 2010, já foram realizados cerca de 15 mil atendimentos pelos NPC´s que desenvolvem o programa. Os oficineiros são os responsáveis pelo acompanhamento dos jovens participantes, desenvolvendo diversas atividades esportivas, culturais, de lazer e profissionalizantes. Ao todo, nos 27 Núcleos do Estado são oferecidas 652 oficinas.

 

Enviar para impressão