Com o novo presídio, a unidade de Extrema promove mudanças estruturais que vão desde o uso de uniforme obrigatório para os detentos até a visitação, que só será permitida após o visitante fazer seu cadastro na portaria, com apresentação de documentos que incluem atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF. O presídio de Extrema é o 131º administrado pela Subsecretaria de Administração Prisional.
 
“O procedimento contribui para fortalecimento da segurança e também o aumento da sensação de segurança”, ressaltou o superintendente de Articulação Institucional e Gestão de Vagas da Administração Prisional, Pabloneli Souza Vidal. Ele comandou a transferência dos presos nos últimos dias, até o fim do procedimento, na noite da última quarta-feira (10.04).
 
Procedimento tranquilo
 
De acordo com o superintendente Pabloneli, a assunção foi realizada com tranquilidade e de forma conjunta pelas Polícias Civil e Militar além de agentes penitenciários dos Presídios de Itajubá e Pouso Alegre. “Nos últimos dias detentos foram conduzidos para o pátio, onde tiveram os cabelos cortados e receberam os uniformes. Houve limpeza nas celas e todos receberam kits contendo produtos básicos de higiene e uso pessoal.”
 
Desde a última quarta-feira (10.04) 16 agentes penitenciários especialmente treinados passam a assumir a função de guarda e escolta de presos no Presídio de Extrema. Na unidade, os detentos terão atendimentos jurídico, social, odontológico, médico, psicológico e quatro refeições diárias, com cardápio supervisionado por nutricionista.
Enviar para impressão