O Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, abriu as portas para um ilustre visitante, na tarde desta quinta-feira, dia 17. O primeiro presídio do país idealizado para abrigar detentas grávidas e seus bebês, recebeu o Papai Noel.

A festa aconteceu no pátio, que ficou tomado por cavalinhos de brinquedo, mini-escorregadores e por funcionários do SESC, que promoveram brincadeiras que fizeram a alegria das detentas e seus filhos. A árvore de Natal, feita com material reciclável, ficou repleta de presentes, que foram distribuídos entre as crianças.

No colo das mães, cada menino e menina receberam das mãos do Papai Noel um pacote, sendo surpreendidos com roupinhas, fraldas descartáveis ou brinquedos. A maioria se apressava, no entanto, para retornar imediatamente ao parquinho montado no local.

Atividades

Atualmente 43 mães que cumprem penas determinadas pela Justiça estão acolhidas na unidade, junto com seus filhos menores de um ano de idade. Elas participaram da dança das cadeiras e das atividades desenvolvidas especialmente para as crianças. As pequenas figuras de animais, flores e corações feitos em balões completaram a festa.

Criado com o objetivo de promover a humanização do sistema prisional em Minas, o Centro de Referência não possui celas. As presas ficam em alojamentos sem grades, onde têm um berço ao lado de suas camas.  O acesso ao refeitório e ao pátio onde as crianças tomam banho de sol é controlado pelas agentes prisionais, responsáveis pelo cumprimento dos horários estabelecidos pela administração da unidade.

Os bebês podem ficar com as mães até completarem um ano. Após esse período, a Justiça decide sobre a guarda da criança. A detenta, por sua vez, retorna ao presídio de origem, para cumprir o restante de suas penas.         

centro natal.jpg

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Crédito Foto: Lucia Sebe / Secom MG
 

Agência Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo De Minas Gerais
Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais

   
Enviar para impressão