A Escola de Formação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio do Núcleo de Ensino Integrado, começou nesta segunda-feira, 24.08, o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, do qual participam 45 alunos, entre policiais militares e civis. O principal objetivo é preparar profissionais da área de Segurança Pública para também serem professores de estratégia organizacional da Polícia Comunitária.

Alunos do Curso de Polícia Comunitária no auditório da Academia de Polícia Militar

Outra vertente importante do curso é treinar os policiais na mobilização de líderes comunitários para a segurança pública em seus territórios. As 80 horas de carga horária tem disciplinas sobre Direitos Humanos, Gestão de Projetos, Polícia Comunitária Comparada e Troca de Experiências de Polícia Comunitária, Polícia Comunitária e Sociedade, Relações Interpessoais, Estruturação dos Conselhos Comunitários, Mobilização Social, Resolução Pacífica de Conflitos, dentre outras. 

O subsecretário de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Maurício Santos, esteve na solenidade de abertura das aulas, na Academia da Polícia Militar, no bairro Prado, em Belo Horizonte. Em pronunciamento para professores e alunos do curso, destacou a importância da aproximação dos policiais com a comunidade. “Esses policiais poderão trazer contribuições no sentido de reduzir os índices de criminalidade”, disse.

Subsecretário de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Maurício Santos, durante pronunciamento na Academia de Polícia Militar.

As aulas da primeira turma terminam no dia 04.09 e já está prevista uma segunda para o período de 21.09 a 02.10. Os cursos são realizados em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.

Por Bernardo Carneiro

Crédito fotos: Bernardo Carneiro

Enviar para impressão