A Comissão Estadual de Políticas de Enfrentamento às Fobias Relativas à Orientação Sexual e à Identidade de Gênero (Cepef) reuniu-se nesta segunda-feira, 16.11, na Cidade Administrativa, para definir as diretrizes de enfrentamento às discriminações vinculadas ao tema, principalmente nas áreas de segurança pública.
A CEPEF é constituída por representantes da Secretaria de Estado de Defesa Social (coordenadora), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), da Polícia Militar de Minas Gerias (PMMG) e da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac).
“Trata-se de um espaço plural, para dar dignidade e promover a cidadania do público LGBT - nas ruas e nos estabelecimentos prisionais”, destaca a Superintendente de Integração e Promoção da Qualidade Operacional do Sistema de Defesa Social, Roberta Ignácio Lima.
Os encontros da Cepef passam a ser realizados mensalmente e, por consenso no grupo, movimentos sociais ligados ao tema serão convidados a participar. “Vamos convidar representantes dos movimentos sociais para a próxima reunião, em dezembro”, informou Flávio Ribeiro, técnico da Diretoria de Gestão Integrada para Resultados, responsável pela organização da Cepef.
O gerente do Centro de Referência LGBT da Prefeitura de Belo Horizonte, Roberto Domingues, elogiou o espaço de discussão de políticas públicas criado pela Cepef. “É importante que essas questões sejam pautadas nas instituições municipais, estaduais e federais. Quanto maior for o espaço, maior a chance de convergir ações que buscam a resolução dessas problemáticas”, disse.
Por: Dayana Silva
Foto: Dayana Silva