Nesta quinta e sexta-feira, às vésperas do Dia das Mães, o saguão e os corredores do Fórum de Sete Lagoas, no Território Metropolitano, vão abrigar uma exposição de trabalhos manuais dos adolescentes internos no centro socioeducativo local. São pinturas em gesso, pinturas em country, esculturas em biscuit, tapetes e trabalhos de marcenaria produzidos durante oficinas oferecidas aos adolescentes na instituição.
A exposição será de 13h às 17h. Técnicos e dois adolescentes do Centro Socioeducativo estarão no local para venderem as peças. Do dinheiro arrecadado, 20% ficarão com os autores das peças e o restante será empregado na compra de materiais para as oficinas, pelas quais passaram, nesses primeiros meses do ano, no contraturno escolar, 120 jovens em conflito com a lei.
A instrutora da oficina de pintura em gesso, Silvana Alves Fernandes, diz que a atividade contribui tanto para a formação profissional, quanto para o convívio social. “Durante as aulas eles conseguem se expressar por meio da arte e se surpreendem com o resultado. Eles aprendem a respeitar o tempo e espaço do outro, melhorando as relações sociais para quando saírem. É muito gratificante fazer parte desse momento na vida deles”, disse.
A diretora de Formação Profissional da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Poliane Figueiredo, afirma que os cursos de formação para o trabalho representam uma grande conquista para os adolescentes. “Na maioria dos casos, antes do acautelamento, eles já estavam com os vínculos escolares rompidos. Os cursos capacitam os jovens e possibilitam o encaminhamento para o mercado de trabalho, com grande possibilidade de sucesso”, afirma Poliane.
Serviço:
Exposição de produções artísticas do Centro Socioeducativo de Sete Lagoas
Local: Fórum de Sete Lagoas
Endereço: Rua José Duarte de Paiva, 715. Bairro Santa Luzia. Sete Lagoas
Data: 05.05.2016 e 06.05.2016
Horário: de 13h às 17h
Matéria: Poliane Brandão
Fotos: Omar Freire/ImprensaMG