O primeiro passo para a construção de uma Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), em Bom Despacho, foi dado nesta sexta-feira, dia 03 de março, durante um encontro destinado à fomentação de parcerias para viabilizar o projeto. Estiveram presentes no Sesc Bom Despacho integrantes da Secretaria de Estado de Administração Prisional - Seap, do Serviço Voluntário de Assistência Social - Servas, da Fecomércio, do Sesc, Ministério Público de Minas Gerais, Fiat, jornal O Tempo, além de representantes da sociedade civil.
A subsecretária de Humanização do Atendimento da Secretaria de Estado de Administração Prisional, Emília Castilho, parabenizou a iniciativa da comunidade local e destacou que “soluções que humanizam o sistema estão em sintonia com as metas do Governo de Minas”.
A primeira dama e presidente do Servas, Carolina Pimentel, encerrou o evento e afirmou que vai contribuir para a criação da Apac na cidade. Carolina também citou e destacou a importância de parcerias firmadas entre o Servas e o Sistema Prisional de Minas Gerais para a humanização do cumprimento da pena, como o projeto 2ª Chance Educação, que oferece curso preparatório para o Enem no Presídio Antônio Dutra Ladeira e no Presídio Feminino José Abranches. E ainda a participação de presas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto em cursos de cozinha inteligente. A presidente do Servas também anunciou o início da mais recente parceria: o programa Roda de Leitura, que vai incentivar o hábito da leitura, começando no Centro Referência à Gestante Privada de Liberdade (CRGPL), em Vespasiano.