Apresentar a equipe da recém-criada Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), discutir problemas e buscar soluções para melhorar o sistema prisional em Minas Gerais foram alguns dos objetivos de duas reuniões distintas, realizadas nesta quarta-feira, 07.12, em Teófilo Otoni.
O secretário adjunto, Robson Lucas da Silva, destacou a importância do empenho e participação de todas as autoridades e diretores nos encontros. “A meta principal da SEAP é a humanização do sistema prisional e estamos construindo uma administração convergente e participativa.”
As duas reuniões aconteceram na sede do 19º Batalhão da Polícia Militar em Teófilo Otoni. Na parte da manhã foram ouvidas autoridades do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, cujos atores desempenham funções que mantêm relações com a SEAP, para incentivá-los a construir em parceria um sistema prisional de referência no país.
Na parte da tarde, estiveram presentes diretores das 12 unidades integrantes da 15ª Região de Segurança Integrada (RISP): Teófilo Otoni (presídio e penitenciária), Jacinto, Almenara, Araçuaí, Novo Cruzeiro, Águas Formosas, Jequitinhonha, Itaobim, Pedra Azul, Nanuque e Itambacuri.
As reuniões foram conduzidas pelo secretário adjunto, acompanhado do subsecretário de Segurança Prisional, Washington Clark; da subsecretária de Humanização do Atendimento, Emília Castilho; da assessora da subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Gilcélia Aparecida Ramos e da corregedora da SEAP, Katiúscia Fernandes.
Informações
Nas reuniões com as autoridades, o juiz da Vara de Execução Criminal de Teófilo Otoni, Alair Soares Mendonça, parabenizou o Governo pela criação da Secretaria de Administração Prisional. “Estou feliz por esta iniciativa e pelo convite em participar deste encontro em prol do sistema penitenciário.”
Estiveram presentes as seguintes autoridades: o comandante da 15ª Região de Polícia Militar, coronel Aroldo Pinheiro de Araújo; o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luiz Carlos Miranda de Menezes; a promotora Nelma Matos Silva Guimarães; o delegado chefe do 15º Departamento da Polícia Civil, Vinícius Sampaio da Costa; o comandante do Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni, tenente Sérgio Gonçalves de Lima e o defensor público, Saulo Duette Prates Gomes Pereira.
O secretário adjunto visitou o Presídio de Teófilo Otoni e foi recebido pelo diretor-geral José Alberto Souto de Almeida, que também é diretor referência da 15ª Região Integrada de Segurança Pública.
Por Bernardo Carneiro
Crédito fotos:Bernardo Carneiro/ Ascom-Seap