O novo espaço foi inaugurado pelo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, que reforçou a importância da integração do sistema de Defesa Social. “Minas Gerais tem a melhor Polícia Militar do país, a melhor Polícia Civil e o melhor Corpo de Bombeiros. Mas se hoje somos o melhor sistema de Defesa Social do Brasil, não tenho nenhuma dúvida de que, além dos méritos individuais de cada corporação, o mérito é da integração”, afirma. Para o secretário, a inauguração da sede da 5ª Risp é mais um passo neste caminho, permitindo a unificação das inteligências e planejamento integrado das ações das forças de segurança.
Também estiveram presentes à solenidade de inauguração do novo prédio o comandante- geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Renato Vieira de Sousa, o chefe da Polícia Civil, delegado-geral Jairo Lellis, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Silvio Antônio de Oliveira Melo e o prefeito do município, Anderson Adauto.
O comandante-geral da Polícia Militar lembrou o início da política de Integração, ainda em 2003, quando havia necessidade de criar condições ideais para o diálogo contínuo, eficiente e focalizado dos órgãos de Defesa Social, com destaque para as duas polícias, e avalia os resultados obtidos desde então. “A estabilização e queda da criminalidade violenta desde 2004, há muito deixou de ser exclusividade da capital do Estado. A integração é um caminho sem volta, uma via aplaudida pela sociedade mineira”, diz.
Formatação
A Risp integra o nível estratégico de organização do sistema de Defesa Social. Em Uberaba, ela é estruturada em quatro Áreas de Coordenação Integrada de Segurança Pública (Acisps), compostas por Batalhão de Polícia Militar ou Companhia PM Independente e Delegacia Regional de Polícia Civil, e por 18 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), que contam com Companhias e Pelotões da PM e Delegacias de Polícia Civil (Depol). Trinta municípios da região estão sob responsabilidade da 5ª Risp.
Por meio de um trabalho cooperativo realizado com a prefeitura municipal, em Uberaba já foram construídas quatro sedes de Aisps. O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Jairo Lellis, lembra que, para atender a uma necessidade premente de toda a comunidade, que é a segurança pública, é preciso do apoio de todas as esferas de governo e também dos cidadãos. “Quero que Uberaba seja permanentemente um exemplo, para que aconteça em outros lugares do Estado o trabalho que é feito aqui”, diz.
Na 5ª Risp, os setores estratégicos das corporações ocuparão um mesmo espaço físico, o que permitirá ações mais assertivas, tanto de policiamento ostensivo quanto de prevenção à criminalidade. Os resultados são respostas mais rápidas e qualificadas aos cidadãos e a redução da criminalidade.
No prédio serão instaladas, futuramente, a central de monitoramento do programa de videomonitoramento Olho Vivo, assim como unidades regionais do Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds) e do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad). A limpeza da área externa do prédio será feita por detentos da Penitenciária Professor Aluizio Ignácio de Oliveira. “Estamos irmanados para cumprir objetivos comuns. O processo sinérgico fortalece o conjunto e cada uma das partes em benefício da população”, lembra o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Silvio Antônio de Oliveira Melo.
Passagem de comando
Nesta segunda-feira aconteceu, também, a solenidade de passagem de comando da 5ª Região da Polícia Militar, que atende, além de Uberaba, a cidades próximas como Frutal, Araxá e Iturama. O coronel PM Laércio dos Reis Gomes passou a ocupar o cargo de comandante da Região, substituindo o coronel PM Flávio Aparecido Romualdo de Aquino. Na cerimônia também aconteceu a passagem de comando do 4º Batalhão da Polícia Militar, do tenente-coronel João Lunardi para o tenente-coronel Ney Sávio de Oliveira.
Em sua nota de despedida, o coronel Aquino lembrou que, no ano de 2007, a cidade atingiu índices altos de violência e que quando assumiu o comando, em 2008, a missão era reverter o quadro. “Desde então, a taxa acumulada de crimes violentos reduziu-se em 44%, chegando a uma taxa próxima à do ano de 2003, início da década. Além disso, antes Uberaba era responsável por 61% do total de crimes da região e agora é por 51%”, aponta.
Nesse contexto, o coronel Laércio Reis diz assumir o cargo com a intenção de continuar no caminho vitorioso de combate à criminalidade. “Vou trabalhar com inteligência, organização e método, para que os índices possam continuar se reduzindo e para aumentar a sensação de segurança da população”, diz.