jaguatirica.jpgBombeiros de Diamantina foram acionados pelo IEF por volta de 11h horas do dia 16/03, para capturar um felino conhecido por Jaguatirica que se encontrava na copa de uma árvore de grande porte nos fundos do cemitério de São Gonçalo do Rio Preto.

A Jaguatirica, ocelote ou gato-do-mato é um felino cujo nome científico é Leopardus pardalis ou Felis pardalis, originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras.

De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. As fêmeas têm de um a quatro filhotes a cada gestação. Alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e outros. A jaguatirica mede entre 65 cm e um metro de comprimento. Pesa entre 8 e 16 kg. 

 Os Bombeiros utilizaram uma tarrafa, enforcadores e equipamentos de proteção individual para a captura do animal que foi transportado e solto no Parque Estadual do Rio Preto sob acompanhamento do IEF.

 Já na semana passada o 2º Pelotão BM foi acionado e capturou uma Jibóia de aproximadamente dois metros de cumprimento, que se encontrava em uma goiabeira, no bairro Cazuza em Diamantina, onde uma criança estava apanhando frutas.

Após a captura, o animal foi encaminhado para a Polícia Ambiental.

Fonte: 2º Pelotão BM - 7º BBM jaritica e bombeiro.jpg

 

 


 

jiboia1.jpg

 

jiboia.jpg

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.portal.cbmmg.mg.gov.br