GOVERNADOR VALADARES - Policiais militares da 8ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário desencadearam, no último final de semana, na zona rural de Mantena, a Operação Cavalo de Aço II. A ação teve a finalidade de tirar de circulação caçadores de animais silvestres e apreender armas de fogo. Dois homens foram presos e diversos materiais apreendidos.

Antes, a Unidade fez levantamentos sobre atividades ilegais de caçadores que atuam na localidade e, conseguiu, com o Poder Judiciário, nove Mandados de Busca e Apreensão. Em seguida, a 8ºª Cia PM Ind MAT  traçou um plano de ação e os PMs saíram de Governador Valadares às 3h30 com destino a Mantena, onde outra equipe de militares da região (Mantena) já aguardava para dar início às atividades.

Participaram da operação 16 policiais divididos em cinco viaturas, sob o comando do Tenente Lacerda. Os mandados foram cumpridos no distrito de Ariranha e municípios de Central de Minas e Itabirinha. Ao final, foram apreendidas oito armas de fogo, munições de diversos calibres e materiais para recarga de cartuchos.
Foram apreendidos, ainda, pólvora, chumbos, espoletas, quatro cascos de tatu, um couro de animal abatido, dois apitos usados para chamar caça e dois homens foram presos em flagrante por posse ilegal de arma.

RESIDÊNCIA

Na residência de um dos suspeitos, o pecuarista PPO, 43 anos, localizada na MG-311-Córrego Novo, pecuarista, foram encontradas duas das armas de fogo - espingarda de dois canos marca Laporte calibre 32 e revólver Taurus calibre 22 carregado com seis cartuchos intactos - e uma caixa com 48 cartuchos calibre 22, nove cartuchos calibre 32 e materiais para recarga de munições - pólvora, chumbos e espoletas.

O restante do armamento, munições e animais abatidos foram encontrados em outras residências, na região de Itabirinha, onde o aposentado JRC, 65 anos, também foi preso. Os dois suspeitos  responderão por posse ilegal de arma de fogo, que prevê pena de um a três anos de detenção e multa. 
 

ARMAS APREENDIDAS:
 · um revólver, calibre 22:
·  uma espingarda de dois canos, marca Laporte, calibre 36; 
.  duas espingardas chumbeiras sem marca e número;
·  uma espingarda cartucheira, calibre .36
·  duas garruchas chumbeiras de fabricação artesanal;
·  uma garruchão. 

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br 15/06/2009

 

Agencia Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo De Minas Gerais
Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais
Enviar para impressão