No espaço há também uma mini fábrica de enxovais para gestantes que necessitam de ajuda e um hospital de brinquedos danificados, que serão doados aos filhos dos detentos e às crianças carentes do município.
A construção da unidade de atendimento foi uma iniciativa da direção do presídio e contou com apoio da comunidade, do Conselho de Segurança Pública (Consep) e empresários locais. A obra foi realizada pelos detentos. “Não importa onde você parou. O que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar. Se um passo pode desfigurar o seu destino, o passo seguinte poderá redefini-lo e oferecer um novo significado”, disse Carlos Teixeira.
Presente ao evento de inauguração, o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, ressaltou que a ressocialização e a humanização do sistema prisional é a missão do Governo de Minas. “É nessa direção que estamos trabalhando e vamos continuar caminhando. A ajuda de parceiros, como a comunidade de Araxá, tem sido fundamental para que o Estado obtenha resultados positivos nessa área.”
O diretor geral do presídio, Marcelo Lima, também agradeceu o apoio de todos os que contribuíram na construção da unidade de atendimento. “A educação é a liga que une a cultura ao homem e, quando se constrói uma escola, um ponto de luz se levanta no mundo”.
Biblioteca
No novo espaço de atendimento ao preso também foi inaugurada uma biblioteca com capacidade para cerca de 8 mil livros e que recebeu o nome de Biblioteca Lafayette de Andrada.
Durante a solenidade, autoridades e empresários foram agraciados com um diploma de reconhecimento pela parceria. Alguns presos, entre eles Carlos José Teixeira, receberam certificado de conclusão dos cursos de empreendedorismo e plantio de mudas de eucalipto, oferecidos pela unidade em 2011.
Crédito foto: Divulgação Seds