Foi inaugurada nesta segunda-feira, 09.05, o centro de reintegração social feminino da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) Nova Lima. A unidade, com 24 vagas nos regimes fechado e semiaberto, foi erguida ao lado do CRS para homens que funciona na cidade desde meados de 2003. O investimento, no valor de R$ 660 mil, foi assegurado com dinheiro de penas de prestação pecuniária aplicadas pela Justiça da comarca, pagamentos em termos de ajustamento de conduta (TAC’s) celebrados pelo Ministério Público local e doações de empresas e de pessoas.

entrada apac nova lima


A solenidade de inauguração, liderada pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Nova Lima, Juarez Morais de Azevedo, fez uma homenagem especial aos 30 recuperandos, como são chamados os sentenciados no Método Apac, que trabalharam na construção do centro feminino. A presença de cada um deles e das esposas foi anunciada nominalmente. O coral Madrigal Liberatus, formado por recuperandos, cantou em várias oportunidades ao longo da cerimônia.

palco apac nova lima


O próprio passo do CRS Feminino de Nova Lima será a construção de uma creche, ao lado da unidade, onde as mães presas passarão parte dos dias para cuidar dos filhos. Assim as crianças ficarão apartadas do ambiente penitenciário propriamente dito. A obra, no valor de R$ 240 mil é originária de um TAC feito pelo Ministério Público do Trabalho de Nova Lima.


Louise Bernardes, titular da Superintendência de Atendimento ao Preso (Sape) da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), participou da inauguração representando o secretário de Estado de Defesa Social, Antônio Armando dos Anjos.

Fotos: Divulgação TJMG

Enviar para impressão