As visitas de parentes a presos neste domingo, 18.10, e a retomada das aulas na escola, nesta segunda-feira, 19.10, marcaram a volta da rotina na Penitenciária de Teófilo Otoni, uma semana depois de rebelião. Cerca de 70 pessoas, incluindo crianças, participaram da visita, o que corresponde à média do estabelecimento, de 50 a 80 visitantes.
As frentes de trabalho para detentos e o atendimento à saúde já tinham sido normalizadas na última quarta-feira. A penitenciária produz uniformes para o sistema prisional, possui horta e criação de gado leiteiro. Os feridos durante a rebelião já retornaram à penitenciária, depois de receberem alta do Hospital Raimundo Gobira.
Já foi reformado um dos dois pavilhões destruídos pelos rebelados do último dia 12. A obra contou com o apoio da direção do Presídio de Itambacuri, também na Região do Vale do Mucuri, que conseguiu a doação de dois mil tijolos e um caminhão de areia. O serviço andou rápido graças ao trabalho de 15 presos da própria penitenciária. Mais afetado, o outro pavilhão passou por limpeza e foi inspecionado por uma equipe do Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop), que fará o projeto de reforma.
Por Fernanda de Paula